Skip to main content

ITABUNA OBTÉM AVAL PARA FAZER EMPRÉSTIMO JUNTO A FUNDO FINANCEIRO SEDIADO NA BOLÍVIA

ITABUNA OBTÉM AVAL PARA FAZER EMPRÉSTIMO JUNTO A FUNDO FINANCEIRO SEDIADO NA BOLÍVIA

| Tonet | Blog
Empréstimo do município de Itabuna com o FONPLATA pode chegar até 30 milhões de dólares

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

 O município de Itabuna acaba de obter o aval da União para a operação de crédito internacional com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata.

Com sede em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, o FONPLATA é um organismo internacional que financia projetos de integração e desenvolvimento em áreas vulneráveis, rurais e de fronteira em seus cinco países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Por meio do Despacho nº 648 do dia 30 de novembro publicado na edição desta sexta (dia 1º), do Diário Oficial da União, a proposta foi encaminhada pela Presidência da República ao Senado Federal para que seja autorizada a contratação de operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, entre o Município de Itabuna, Estado da Bahia, e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), destinada a financiar o “Programa de Integração Urbana do Município de Itabuna/BA – Itabuna 2030”.

O próximo passo será a aprovação por parte dos senadores, contando com a articulação da bancada baiana no Congresso Nacional.

LEMBRANDO QUE

O projeto para autorização dessa operação de crédito externo foi aprovado este ano pela Câmara de Vereadores de Itabuna por 16 votos a três. Segundo o projeto de lei o financiamento junto ao Fonplata chega até 30 milhões de dólares e deve ser quitado em até 20 anos, com taxa de juros variando entre 2% e 2,5% tendo a União como garantidora da operação.

O governo municipal pretende investir o dinheiro em obras de infraestrutura como saneamento básico, mobilidade urbana e recuperação ambiental (inclusive de áreas degradadas do Rio Cachoeira).

Leia também