O Banco de Sangue de Itabuna enfrenta um novo estado crítico de desabastecimento em seu estoque. Por conta disso, está fazendo um apelo para que voluntários façam doação de sangue afim de evitar um colapso nas unidades hospitalares, vez que o estoque de sangue de todos os tipos está perto de zero.
A falta de sangue pode inviabilizar cirurgias principalmente nas áreas da cardiologia. E ainda, comprometer pacientes que estão em tratamento oncológico.
MOMENTOS DIFÍCEIS
Segundo o coordenador do Banco de Sangue da Santa Casa, Rosildo Ribeiro, “atualmente, a nossa necessidade é de atrair 1.400 voluntários, uma vez que colhemos 1.200 bolsas de sangue mensalmente. Atendemos os hospitais da Santa Casa: Calixto Midlej, Manoel Novaes e São Lucas e o Hospital de Base, aqui em Itabuna, e mais 120 municípios regionais. No Base, o consumo em média é de 400 bolsas/mês. “É importante frisar que temos que atender inúmeros casos de pacientes que fazem rádio, quimioterapia, oncologia pediátrica, neonatal, hemodiálise e cardiologia, nos hospitais da Santa Casa”, explica Rosildo.
Ele ressalta ainda, que nos últimos meses o Banco de Sangue tem enfrentado momentos difíceis com e falta de fatores negativos sendo necessário fazer um apelo mais contundente visando sensibilizar e atrair potenciais doadores, através de campanhas de divulgação nos meios de comunicação.
Lembrando que a Semana Nacional do Doador está acontecendo agora e vai até o dia 25 quando se celebra o Dia D da doação.