MUTIRÃO DO DIABETES TEM FORMATO DIFERENCIADO COM UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

MUTIRÃO DO DIABETES TEM FORMATO DIFERENCIADO COM UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

| Tonet | Blog
Novas tecnologias fizeram o diferencial da 19ª edição do Mutirão do Diabetes em Itabuna (foto : reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Em sua 19ª edição o Mutirão do Diabetes utilizou este ano um modelo diferenciado, adaptando-se às novas tecnologias, passando a utilizar Telemedicina com Retinografia Digital e Inteligência Artificial com retinógrafo digital portátil (Eyer, Phelcom) no rastreamento da Retinopatia Diabética.

“Isso trouxe um grande diferencial na amplificação e agilidade na capacidade de atendimento com menor necessidade de recursos humanos especializados presentes. Isto vem mudando nossos mutirões ficando cada vez melhores com a evolução exponencial da Inteligência Artificial”, explica o oftalmologista Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do Mutirão.

DIGITALIZAÇÃO

Em 2023, o Mutirão do Diabetes de Itabuna evoluiu para um processo de digitalização de todo fluxo de atendimento, onde os dados clínicos captados são compilados por uma ficha digital inteligente adaptada a um fluxo multidisciplinar complexo de avaliação não só da retina, mas de outras complicações, como cardíacas, renais e do pé diabético, construindo um banco de dados complexo em tempo real. Na área interna do Hospital Beira Rio foram atendidas cerca de 500 pacientes, selecionados após triagem realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O Mutirão do Diabetes de Itabuna, mobiliza colaboradores, moradores, médicos e instituições no combate ao diabetes. Mais de 30 mil pacientes foram atendidos nestes 19 anos, com o tratamento de cerca de três mil pacientes com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético.

Leia também

© Copyright 2015 / 2022   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.
By um2Marketing

Blog da Tonet
© Copyright 2015 / 2022
Todos os direitos reservados.
By um2Marketing