De acordo com dados divulgados pela SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia), Itabuna é o município que figura com o maior número de casos ativos do vírus no Estado, chegando a 113 confirmados e mais um aguardando verificação. O município chegou a confirmar 45.739 casos da doença, desde o pico da pandemia, com 815 óbitos confirmados. Valença aparece em segundo lugar com mais casos ativos, 56; e treze aguardando resultados de exames. A lista inclui ainda Feira de Santana (48 casos) e Lauro de Freitas (47 casos). Desde o início da pandemia, a Bahia já confirmou 1.808.813 casos do vírus com 31.690 óbitos.
Esse crescimento, mesmo que pequeno, da Covid-19 voltou a deixar em alerta a população brasileira nos últimos dias. Os dados divulgados pela SESAB), mostra que o Estado possui 838 casos ativos do vírus com 122 pessoas internadas em hospitais, sendo 7% deste público em UTI de adulto.
Segundo o pesquisador e coordenador do InfoGripe da Fiocruz, Marcelo Gomes, esse crescimento tem atingido crianças e adolescentes mas, taxa é menor do que comparada com o primeiro semestre.
VACINA
A vacina, em sua primeira dose atingiu 10.823.173 baianos, o que correspondeu a 97,5% da população vacinada, em um público de 18 anos ou mais. De 12 a 17 anos, receberam a primeira dose 1.268.322 pessoas, o que corresponde a 77,73% do público. Uma queda já começa a ser apresentada na aplicação da segunda dose da vacina, onde o público de 18 anos ou mais foram apenas vacinados 89,42%, o que chega a 9.926.313 pessoas, uma diferença de 896.860 pessoas que não reforçaram a dose da vacina.