Skip to main content

111 ANOS DO MAIS AMADO E IDOLATRADO: SALVE JORGE!

111 ANOS DO MAIS AMADO E IDOLATRADO: SALVE JORGE!

| Tonet | Blog
Casa de Jorge Amado em Ferradas, abandonada e relegada a segundo plano por gestores e instituições ligadas à cultura em Itabuna (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Nascido em Itabuna, na Vila de Ferradas, Jorge Amado viveu grande parte da sua vida em Ilhéus por quem sempre traduziu em seus livros o amor à terra que lhe deu inspiração para ser um dos mais importantes escritores desse país. Quiçá, do mundo, onde tem livros traduzidos em 80 países e em mais de 49 idiomas. Seu trabalho foi imortalizado em livros que retratam a Bahia, principalmente no sul do Estado de onde saiu a inspiração para uma das suas mais famosas obras: “Gabriela, Cravo e Canela”.  O livro “Terras do Sem Fim”, também tornou-se um marco da sua criação literária onde retrata os conflitos violentos no apogeu da lavoura cacaueira no sul da Bahia.

Também dentro da sua vasta obra literária, destacam-se Dona Flor e Seus Dois Maridos, Cacau, Suor e Sangue, Tiêta do Agreste, Capitáes de Areia, Os Velhos Marinheiros, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tenda dos Milagres, Quincas Berro D´Água, O Sumiço da Santa, Jubiabá, dentre muitos outros.

Nesse 10 de agosto, data do seu nascimento, ele foi homenageado em vários lugares e por parte de instituições que reverenciaram a vida e obra do escritor grapiúna que projetou essa região da Bahia para o mundo.

Obrigado Jorge.    

Leia também