111 ANOS DO MAIS AMADO E IDOLATRADO: SALVE JORGE!
111 ANOS DO MAIS AMADO E IDOLATRADO: SALVE JORGE!
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Nascido em Itabuna, na Vila de Ferradas, Jorge Amado viveu grande parte da sua vida em Ilhéus por quem sempre traduziu em seus livros o amor à terra que lhe deu inspiração para ser um dos mais importantes escritores desse país. Quiçá, do mundo, onde tem livros traduzidos em 80 países e em mais de 49 idiomas. Seu trabalho foi imortalizado em livros que retratam a Bahia, principalmente no sul do Estado de onde saiu a inspiração para uma das suas mais famosas obras: “Gabriela, Cravo e Canela”. O livro “Terras do Sem Fim”, também tornou-se um marco da sua criação literária onde retrata os conflitos violentos no apogeu da lavoura cacaueira no sul da Bahia.
Também dentro da sua vasta obra literária, destacam-se Dona Flor e Seus Dois Maridos, Cacau, Suor e Sangue, Tiêta do Agreste, Capitáes de Areia, Os Velhos Marinheiros, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tenda dos Milagres, Quincas Berro D´Água, O Sumiço da Santa, Jubiabá, dentre muitos outros.
Nesse 10 de agosto, data do seu nascimento, ele foi homenageado em vários lugares e por parte de instituições que reverenciaram a vida e obra do escritor grapiúna que projetou essa região da Bahia para o mundo.
Obrigado Jorge.