Skip to main content

HOSPITAL BEIRA RIO FAZ CIRURGIA INÉDITA DE COLUNA CERVICAL

HOSPITAL BEIRA RIO FAZ CIRURGIA INÉDITA DE COLUNA CERVICAL

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

O Hospital Beira Rio, em Itabuna, fez pela primeira vez no sul da Bahia a técnica da Cirurgia Endoscópica da Coluna Cervical. A paciente atendida sofria de dores intensas provocadas por compressão da medula, o que também prejudicava suas funções motoras e a sensibilidade.

A equipe responsável pela cirurgia foi formada pelos profissionais de enfermagem e equipe anestésico-cirúrgica, sob a coordenação do neurocirurgião endoscopista Cleber Candido da Silva Júnior, que ressaltou ser esse procedimento cirúrgico minimamente invasivo, pois a coluna cervical é acessada através de uma cânula de poucos centímetros, dotada de câmera endoscópica e com canais de trabalho por onde atravessam os instrumentos cirúrgicos. A incisão na pele tem menos de um centímetro. As imagens do chamado sítio cirúrgico e estruturas internas são exibidas em um monitor, e o neurocirurgião endoscópico tem o controle de todo o ato.

AVANÇO CIENTÍFICO

Cleber Júnior explica que a técnica já é consagrada há décadas nos grandes centros médicos do mundo e destaca as vantagens do procedimento. “Mínima lesão nos tecidos orgânicos alvos, estruturas circunvizinhas; menor sangramento; menor risco de infecção; e tempo de hospitalização e de recuperação curto”.

QUEM É

Cleber Junior é pós-graduado em Endoscopia da Coluna Vertebral pela Universidade de São Paulo (USP) além de ter frequentado escolas de Medicina na Alemanha. Segundo ele, no hospital itabunense os procedimentos endoscópios na coluna lombar já são comuns. A diferença desse último foi o ponto específico da cirurgia, numa região do corpo diretamente ligada à capacidade motora da paciente.

“Este feito na história da medicina regional só foi possível pelo envolvimento e comprometimento multiprofissional de toda a equipe do  Hospital Beira Rio. Não é o trabalho de uma pessoa  só.Esse avanço cientifico tão somente reafirma a posição de vanguarda da nossa região no cenário científico encontrado nos melhores centros nacionais  e rora do Brasi,disponibilizando-o para a nossa população",. assinalou Cleber. 

                                Foto/Reprodução

 

Leia também