MS RECOMENDA LIBERAÇÃO DA VACINA CONTRA INFLUENZA PARA TODA A POPULAÇÃO
MS RECOMENDA LIBERAÇÃO DA VACINA CONTRA INFLUENZA PARA TODA A POPULAÇÃO
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
A Prefeitura de Itabuna está atendendo recomendação do Ministério da Saúde para adesão à vacinação contra a Influenza e passa a imunizar de forma simultânea toda população acima dos seis meses de idade. Segundo a enfermeira Camila Brito, coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, a medida visa aumentar a baixa cobertura vacinal.
No site oficial, o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da vacinação, a partir desta segunda-feira, dia 15.
EXPANDIR COBERTURA
“Até o momento, aproximadamente 21 milhões de pessoas receberam a vacina contra a Influenza, o que representa cerca de 30% do grupo prioritário. Com a ampliação da campanha, o objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar”, reforça o MS.
“A orientação atende ao pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, acrescenta.
BAIXA PROCURA
“Desde o dia 30 de abril que liberamos o acesso à vacina contra a Influenza. Até então estavam sendo imunizados apenas pessoas que integram grupos prioritários considerados mais vulneráveis como gestantes e idosos”, explica a coordenadora da Rede Frio, Camila Brito. Em anos anteriores, esta ampliação do público ocorria na etapa final da Campanha Nacional de Imunização.
“Esta nova estratégia do Governo Federal de ampliar antecipadamente o público-alvo vem ajudar neste momento de baixa procura pela vacina e de estoques cheios”, ressalta.
INFLUENZA: O QUE É
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente. A vacinação permite, justamente, ao longo do ano em questão, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença.
Segundo o MS, a vacina contra Influenza deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo – por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente.