MORRE RITA LEE; A MAIOR ESTRELA DO ROCK NACIONAL DEIXA UM GRANDE LEGADO E EMOCIONA FÃS EM TODO O BRASIL
MORRE RITA LEE; A MAIOR ESTRELA DO ROCK NACIONAL DEIXA UM GRANDE LEGADO E EMOCIONA FÃS EM TODO O BRASIL
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
PORQUE NEM TODA FEITICEIRA É CORCUNDA
NEM TODA BRASILEIRA É BUNDA...
Irreverente. Talentosa. Polêmica. Criativa. Artista de corpo, alma e repleta de uma fértil musicalidade, que em muitos momentos dividiu com seu marido e parceiro, Roberto de Carvalho.
Assim era Rita Lee Jones. A cantora que virou roqueira e que marcou uma geração rebelde, avessa a dogmas, normas e desafiadora de conceitos e preconceitos.
Junto com os Mutantes, inicialmente mostrou um tipo de rock progressista, com letras invariavelmente retratando o cotidiano de uma forma irreverente e revolucionária. Uma das músicas que enlouqueceram a juventude dos anos 70 foi “Meu refrigerador não funciona...” e “Ando meio desligado”. Passou pelo Tropicalismo e gravou aquele icônico disco “Panis et Circense”. Foi imortalizada por Caetano Veloso naquela música Sampa onde um trecho dizia “ainda não havia para mim Rita Lee, na sua mais completa tradução ...”
SÃO COISAS DA VIDA E A GENTE NÃO SABE SE VAI OU SE FICA ...
Depois para a carreira solo onde lançou grandes sucessos:” Lança perfume”, Amor e Sexo, Arrombou a Festa, Chega Mais, Mania de Você, Caso Sério, Ovelha Negra, Erva Venenosa, Doce Vampiro, Desculpe o Auê, Disco Voador, Baila Comigo dentre tantos que enlouqueceram a galera dos anos dourados em shows, em pistas de discotecas, nas emissoras de rádio de TV, em festinhas de aniversário, em casamentos, em baladas loucas e loquérrimas. Só dava Rita Lee. Com sua voz, sua picardia, sua extravagância no figurino e nos cabelos. Uma mulher e tanto. Uma artista à frente do seu tempo e da universalidade da sua música.
O RICO TEM JÓIAS, O POBRE TEM CHOROS, O LOUCO TEM NÓIAS, O SÁBIO TEM SONHOS, EU SÓ TENHO DEUS...
Sua excentricidade fora dos palcos e em cima dele enlouquecia o público e desarmava os poderosos da época. O tal establishiment que definia a elite social, econômica e política de um pais determinando conceitos e regras de comportamento foi muito explorado por Ria em suas composições virando pelo avesso normas atrasadas, retrógadas e caretas conforme a gíria da época. Feminista mas, sem carregar bandeiras ou defender grupos organizados sempre combateu o machismo e se tornou referência da liberdade feminina, mas, sem desprezar a feminilidade.
FOI QUANDO MEU PAI ME DISSE: FILHA, VOCÊ É A OVELHA NEGRA DA FAMÍLIA, AGORA É HORA DE VOCÊ ASSUMIR, E SUMIR...
Aos 75 anos, Rita Lee foi vítima de complicações causadas por um câncer contra o qual lutava desde 2021. Deixou três filhos (Beto, João e Antônio). O velório da artista vai acontecer no Ginásio do Ibirapuera e será aberto ao público a partir das 10 horas. O corpo será cremado, a pedido da cantora. O governo de São Paulo decretou luto oficial de três dias.