Skip to main content

DIA DO MEIO AMBIENTE VAI FOCAR NO DESCARTE DE ELETRÔNICOS

DIA DO MEIO AMBIENTE VAI FOCAR NO DESCARTE DE ELETRÔNICOS

| Tonet | Blog
Descarte de eletrônicos vai ser tema central de discussões e ações no Dia Mundial do Meio Ambiente, aqui em Itabuna

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

O descarte adequado de eletrônicos será o foco central durante a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo dia 5 de junho, aqui em Itabuna.

O tema central das comemorações foi definido durante reunião entre os secretários Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo e Moacir Smith, da Agricultura e Meio Ambiente. Ficou definido a participação de outros parceiros como a Biosanear e CVR Costa do Cacau.

ACÚMULO DE MATERIAL

Segundo Moacir Smith, as oficinas de conserto de eletroeletrônicos ainda não têm um local correto aonde descartar e por isso acumulam esse material. “Por isso, vamos envolver a sociedade para debater o tema”, enfatizou.

Ele acrescenta que a ideia é atuar junto à Procuradoria Geraldo do Município para a elaboração um projeto de lei visando regulamentar o descarte de eletroeletrônicos.

CADASTRAMENTO

Já o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa Alves, revelou que inicialmente a programação está prevista para o período de 4 a 7 de junho com o anúncio no dia 5 de junho, do lançamento do Programa de Logística Reversa de Eletrônicos.

“Vamos fazer o cadastramento dessas oficinas para a coleta. Os eletrônicos serão recolhidos e depois seguem para Simões Filho, onde será feito os descarte correto”, revelou. Segundo, Alan o foco é ampliar a coleta de materiais como fornos de microondas, computadores e televisores, além de geladeira e fogões, com apoio de uma empresa CICLOTEO, que já atua na logística reversa no sul da Bahia.

RISCOS À SAÚDE

De acordo com o diretor da SEAGRIMA, “Itabuna não tem um ponto de coleta específico para o descarte de eletroeletrônicos. Por isso, conversamos com a empresa, que já coleta de lâmpadas fluorescentes, LED, multi-vapor metálico, vapor de sódio, luz mista, vapor de mercúrio, etc. com mais de 16 pontos”, explica ele ao fazer um alerta para os riscos à saúde com o descarte inadequado desses produtos que contém chumbo, mercúrio e prata”, explica Allan.

A SEAGRIMA já começou a tratar do descarte correto com a UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) e já está desenvolvendo projeto-piloto com quatros escolas da rede municipal de ensino.

Leia também