ITABUNA. CASOS DE DENGUE SE MANTÉM ESTÁVEIS NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
ITABUNA. CASOS DE DENGUE SE MANTÉM ESTÁVEIS NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Segundo relatório divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, os casos de dengue em Itabuna continuam estabilizados. O documento revela que de janeiro a abril deste ano, foram confirmados 629 casos de dengue, 424 de chikungunya e 34 de zika vírus.
TRABALHO DIÁRIO
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, essa estabilidade se deve ao trabalho diário conjunto e ao esforço permanente dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), agentes da Vigilância Sanitária e aos departamentos de Atenção Básica e de Limpeza Pública.
As ações no combate ao Aedes aegypti são desenvolvidas diariamente por meio de visitas domiciliares, tratamento focal com larvicida, mutirões a remoção de lixo e entulhos (bota-fora), recolhimento de pneus usados em depósitos e áreas públicas e ainda a borrifação com bomba costa. Além disso, há educação ambiental permanente junto à população.
Maristella ainda ressalta que os 172 Agentes de Combate às Endemias se dividem em equipes para o trabalho de prevenção das arboviroses, a partir das 7 horas de segunda a sexta-feira; e à noite, algumas vezes, com o trabalho de borrifação com inseticida.
“Fazemos nossa parte, mas a responsabilidade deve ser de todos os cidadãos, pois se cada um colaborar, poderemos diminuir os números de casos e de infestação predial e sair estado do alerta amarelo, que ainda persiste no município”,alerta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
Denúncias de possíveis criadouros ou casos suspeitos de dengue em qualquer parte da cidade podem ser feitas pelo do Disk-Dengue no telefone (73) 3612-8324 ou ainda no Instagram: @endemiasemfoco.