Skip to main content

STA. CASA SE REÚNE COM MP E DESTACA IMPORTÂNCIA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES

STA. CASA SE REÚNE COM MP E DESTACA IMPORTÂNCIA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES

| Tonet | Blog
Hospital Manoel Novaes foi destaque na reunião da Santa Casa com o Ministério Público (Foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Representantes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna liderados pelo provedor Francisco Valdece Ferreira de Sousa, estiveram reunidos esta semana com o promotor Patrick Pires da Costa, integrante do Ministério Público Estadual, responsável pela área da saúde.

FLUXO DE ATENDIMENTO
Durante a reunião foram discutidos diversos temas, com destaque para o fluxo no atendimento às crianças e às parturientes, apresentação dos números de consultas, partos e outros procedimentos realizados no Hospital Manoel Novaes durante o período compreendido entre janeiro e março de 2023, com informação precisa sobre a origem dos pacientes beneficiados, vez  que aquela unidade hospitalar atende crianças e parturientes de Itabuna, Ilhéus e uma centena de outras cidades.
Segundo a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Irla Chavez,  “embora o HMN esteja classificado como unidade terciária, especializado no atendimento aos pacientes de média e alta complexidade, inúmeras e diversas são as pessoas que lá buscam atendimento, haja vista as deficiências da rede de atendimento básico, explica.  “Sem nenhum exagero, nos dias atuais o HMN atende crianças portadoras de gripes, desconforto gástrico, vítimas de acidente automobilístico, picadas de cobra e ou escorpião e até crianças vítimas de acidente com arma de fogo”, pontua.

ATRASO NOS REPASSES
Na reunião, Francisco Valdece demonstrou que os dirigentes da instituição muito se esforçam para manter um serviço de qualidade, haja vista que a remuneração que a instituição recebe pelos atendimentos aos beneficiários do SUS é insuficiente até para cobrir os custos, sem falar da irregularidade e atraso nos repasses, fatos que permanentemente deixam a instituição em difícil situação financeira.
Aposto que, administrando dois grandes hospitais, possuindo 51 leitos de UTI´S (inclusive nas áreas de neonatologia e pediátrica), serviço de oncologia pediátrica, neurocirurgia, radioterapia, cardiologia, entre muitos outros serviços na média e alta complexidade, respondemos, na atualidade, por mais de 70% (setenta por cento) do atendimento aos beneficiários do SUS.

DEFINIR PAPEL DA INSTITUIÇÃO

“Temos consciência dos relevantes serviços que prestamos aos habitantes do sul e extremo sul da Bahia, e, por essa razão, necessitamos definir e esclarecer o papel da instituição, pois não é admissível que sejamos responsabilizados por falhas que estão além das obrigações que já nos cabe por direito. É preciso que todos os papéis estejam bem definidos pois só assim evitaremos a ocorrência de falhas no processo assistencial”, ressaltou o provedor.

Leia também