Skip to main content

AMURC DESTACA CONQUISTAS DA MARCHA DE PREFEITOS EM BRASÍLIA

AMURC DESTACA CONQUISTAS DA MARCHA DE PREFEITOS EM BRASÍLIA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Além de comemorarem as conquistas obtidas a partir da forte mobilização protagonizada pelas entidades municipalistas na 23ª Marcha à Brasília, prefeitos associados à Amurc destacaram a grande participação de gestores e o empenho de todos pela aprovação de demanda dos municípios. Além de agradecer o esforço dos filiados á entidade, o presidente da Amurc e prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann reconheceu os esforços empreendidos, e lembrou que “a luta em prol das causas dos municípios, nos une, motiva e nos move. As conquistas estão entrelaçadas no fortalecimento das nossas instituições confederação, associações e consórcios. Não há vitória sem luta, não há luta sem união. Que fiquemos alerta, pois a estrada do municipalismo é longa e exige que estejamos sempre unidos”, disse Vinícius.

MARCO LEGAL

Na quarta-feira (27) foi promulgada a Emenda Constitucional 119/2022 no Congresso Nacional. Com o resultado, os gestores dos estados, Distrito Federal e dos municípios que não conseguiram investir o mínimo constitucional em educação nos anos 2020 e 2021, durante a pandemia, não serão responsabilizados. A EC preserva o investimento na educação, uma vez que os recursos não aplicados deverão ser investidos na área da  educação até 2023.576/2021 que cria o Marco Legal das Associações de Municípios. Outra conquista foi a aprovação do Projeto de Lei 576/2021 que cria o Marco Legal das Associações dos Municípios. Depois de ter sido aprovado agora vai à sanção presidencial. “São as associações que conseguem tratar das demandas municipais com as instâncias federais. Nenhum prefeito sozinho teria força para ser ouvido em Brasília”, ressalta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski

 FPM e PRÉ-SAL

Também foi destaque a estimativa de repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de julho, de setembro e de dezembro de 2022, segundo a Confederação Nacional dos Municípios. A previsão da entidade é feita com base em informações oficiais divulgadas por meio do Relatório de Avaliação Fiscal e Cumprimento de Meta do Governo Federal, referente à avaliação do 1° bimestre de 2022.

No primeiro dia do evento, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que em breve, os municípios estarão recebendo a segunda parcela da Cessão Onerosa do Pré-Sal, no valor de R$ 7 bilhões, que será dividida entre Estados e Municípios. A medida está prevista no Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 3/2022, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Marcha de prefeitos à Brasilia rendeu conquistas e foi  comemorada pela AMURC 

                                                                              Foto; Divulgação

 

Leia também