EMASA GARANTE QUE 80% DO FORNECIMENTO DE ÁGUA JÁ SE ENCONTRA NORMALIZADO
EMASA GARANTE QUE 80% DO FORNECIMENTO DE ÁGUA JÁ SE ENCONTRA NORMALIZADO
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Segundo informações da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) as ações desenvolvidas nos últimos dias para normalizar o abastecimento de água em Itabuna vem obtendo resultados positivos. As medidas são decorrentes do atraso na oferta d'água, depois do rompimento de uma adutora de 550 milímetros, no último dia 5, no bairro Jardim Vitória, cujo reparo demandou mais de 30 horas
O presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, garante que pouco mais de 80% dos bairros da cidade já estão com o fornecimento de água normalizado. “Desde o quebramento da rede adutora, foi adotado procedimentos para minimizar ao máximo o atraso no abastecimento. Contratamos mais caminhões-pipas, que estão levando água para as partes altas da cidade e distribuindo em tanques comunitários”, assinala Mendes Filho.
REDE DEFICITÁRIA
Já o gerente técnico da empresa, João Bitencourt, lembrou que em função de uma rede de distribuição deficitária, a Emasa opera no sistema de manobras e uma parada de 30 horas, provoca um atraso em efeito cascata no cronograma de abastecimento da cidade.
“Trabalhamos ativamente para reduzir os impactos no sistema de manobras, provocado pelo rompimento da adutora que transporta água da ETA até o reservatório no bairro Góes Calmon, que atende as zonas sul e leste. Gradativamente, a situação está sendo normalizada e o sistema será reestabelecido completamente antes do tempo previsto”, explica Bitencourt.