ITABUNA. PIT STOP E MUTIRÕES ALERTAM POPULAÇÃO SOBRE RISCOS DA DENGUE
ITABUNA. PIT STOP E MUTIRÕES ALERTAM POPULAÇÃO SOBRE RISCOS DA DENGUE
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Agentes de Combate às Endemias (ACE), do programa de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, promoveram nesta quinta-feira, (19), um Pit-Stop no Jardim do Ó, no centro. A ação de caráter educativo, visou despertar a população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.
MUTIRÕES
A atividade também teve o objetivo de chamar a atenção sobre os mutirões que vêm ocorrendo toda sexta-feira em áreas previamente agendadas. Amanhã, por exemplo, os 172 ACE, divididos em equipes, vão iniciar a partir das 7 horas, no Alto Maron (centro) e nos bairros de Fátima, Califórnia e Nova Califórnia além de visitas domiciliares e trabalho educativo junto às comunidades.
As visitas servem para orientar os moradores a identificar e eliminar possíveis criadouros de larvas. Além disso, os agentes pedem que a população colabore, denunciando possíveis casos de dengue e focos do mosquito.
VERÃO SEM DENGUE
O combate ao mosquito causador das arboviroses por meio de mutirões começou em dezembro do ano passado no São Caetano. Com o tema “Verão sem dengue”, os agentes visitam residências, orientam os moradores e fazem o bloqueio de área com o uso de inseticida.
Segundo a chefe do Programa de Endemias, Lucimar Ribeiro, os mutirões continuarão todas as sextas-feiras em novas áreas, seguindo o cronograma elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Ela alerta ainda às pessoas que apresentarem sintomas da dengue ou outras arboviroses a procurarem a unidade de saúde de seu bairro.