Skip to main content

PELÉ, UNICO. REVERENCIADO, ADMIRADO E ENDEUSADO POR MILHARES DE PESSOAS EM VARIAS PARTES DO MUNDO

PELÉ, UNICO. REVERENCIADO, ADMIRADO E ENDEUSADO POR MILHARES DE PESSOAS EM VARIAS PARTES DO MUNDO

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Aos 82 anos, o mineiro de Três Corações, Edson Arantes do Nascimento morreu em sua terra natal ao lado dos seus familiares. Pelé começou sua trajetória profissional no Santos e aos 17 anos chegou à seleção brasileira pra ganhar três Copas do Mundo ( em 1958, na Suécia; em 1962, no Chile; e em 1970, no México. Foi embaixador da ONU, recebeu o título de Atleta do Século e como jogador ao longo de muitas décadas foi incomparável.

THE KING

Conhecido como o "Rei do futebol", Pelé foi vítima de um câncer no cólon e esteve internado há num mês, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos por causa do câncer.

Antes de brilhar no Santos, Pelé passou por Bauru (SP) onde defendeu diversas equipes amadoras. Até tentar entrar no Santos, aos 15 anos, e conquistar a aprovação.

No total, o ex-jogador fez 1.281 gol em 1.363 jogos, sendo o maior artilheiro da história do futebol mundial

REPERCUSSÃO

 A morte do Rei Pelé foi destaque na midia internacional:

O jornal americano The New York Times chamou Pelé de “o rosto global do futebol” e destacou a sua importância na popularização do futebol nos Estados Unidos. “Célebre por seu talento incomparável e originalidade em campo, Pelé também conquistou os fãs com sua personalidade ensolarada e sua crença no poder do futebol para conectar pessoas em linhas divisórias de raça, classe e nacionalidade”, diz o texto. Em outra matéria, o NYT registrou: “Pelé foi o embaixador do Brasil no mundo”. 

O diário argentino esportivo Olé, que muitas vezes provocou o futebol brasileiro em suas páginas, tratou a morte do ex-jogador do Santos e da seleção brasileira com enorme respeito. “Dor mundial: morreu Pelé”, foi a manchete sobre a morte de “um dos maiores jogadores da história”. 

A rede britânica BBC o chamou de “ícone do esporte” e disse que foi um herói dentro e fora do campo, destacando sua campanha incansável para melhorar as condições das pessoas mais carentes da sociedade. Os britânicos ainda lembraram uma frase de Bobby Charlton, lenda nacional e campeão da Copa de 1966, que disse que o futebol foi inventado para Pelé.  

O jornal argentino O Clarin chamou o Rei de símbolo supremo do futebol de espetáculo e exaltou sua capacidade de sempre estar com as portas abertas para todas as pessoas, pela sua personalidade,carisma e jeito de jogar.  

Na Alemanha, o Deutsche Welle disse que o mundo ficou órfão após perder “o maior futebolista de todos os tempos”. Em um longo artigo, os alemães destacaram a quantidade de recordes quebrados, condecorações e gols marcados pelo Rei, além de ter parado uma guerra e imortalizado a camisa 10 da seleção brasileira. 

O Le Figaro, da França, afirma que Pelé é a personificação de uma ideia extravagante de jogo e que sua lenda transcende o tempo, destacando-o sua luz, força, alegria, criatividade e essência de um artista. O La Repubblica, da Itália, o definiu como a perfeição absoluta do futebol: “Pelé era o nome de um sonho, o nome de um deus. Era a perfeição absoluta no futebol”, registraram os italianos.  

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O velório de Pelé, será realizado na segunda-feira (2), segundo informações divulgadas pelo Santos Futebol Clube. 

O corpo será velado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos. O corpo do rei do futebol deixará São Paulo e seguirá para o estádio na madrugada de segunda-feira (2).

O caixão será posicionado no centro do gramado. A previsão é que o velório comece às 10h de segunda-feira e seja aberto ao público.

O velório deve continuar até as 10h de terça-feira (3), quando será realizado um cortejo pelas ruas de Santos. O cortejo passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo para o Memorial Necrópole Ecumênica (cemitério vertical) para sepultamento reservado aos familiares.

Leia também