ONGs ACIONAM ITABUNA NA JUSTIÇA POR DESCARTE IRREGULAR DAS BARONESAS NAS PRAIAS DE ILHÉUS
ONGs ACIONAM ITABUNA NA JUSTIÇA POR DESCARTE IRREGULAR DAS BARONESAS NAS PRAIAS DE ILHÉUS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Por conta do descarte irregular das baronesas, que como sempre vão parar nas praias do litoral ilheense, a Procuradoria de Ilhéus e duas ONGs (Organizações Não Governamentais) em defesa do meio ambiente acionaram a Prefeitura de Itabuna na Justiça.
No sábado (3), foi registrada a ação de retroescavadeiras da Prefeitura de Itabuna empurrando a vegetação rio abaixo, a partir da ponte do Marabá. No dia seguinte, as ONGs fotografaram as praias de Ilhéus poluídas com plantas e lixo.
As máquinas trabalhavam para retirar a vegetação que se acumulou ao lado da ponte, mas, ao invés de recolher os detritos, estavam empurrando rio abaixo com destino à Ilhéus.
A advogada da ONG Grupo de Amigos da Praia (GAP), Jurema Cintra, que assina a Ação Civil Pública com cerca de 200 páginas apresentada, no domingo (4), na 2ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, explicou que o objetivo da medida é obrigar o município a fazer o descarte da vegetação de forma adequada.
Provocada pelas ONGs, a Procuradoria Geral do Município de Ilhéus também acionou a Justiça, no domingo (4), para que o município de Itabuna adote providências. Em nota, a Secretaria Especial de Meio Ambiente ressaltou os impactos ambientais que poderão ser causados por conta do descarte irregular das baronesas.