RIO CACHOEIRA CONTINUA SUBINDO; DEFESA CIVIL MANTÉM ALERTA LARANJA

RIO CACHOEIRA CONTINUA SUBINDO; DEFESA CIVIL MANTÉM ALERTA LARANJA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

As chuvas constantes que continuam caindo em Itabuna, já traz preocupação à Defesa Civil que estimou nesta segunda (28) que o volume iria ultrapassar 20 milímetros. O rio Cachoeira subiu 6 metros por conta da chuva que vem atingindo há 15 dias outros municípios do sul da Bahia, a exemplo de Itaju do Colônia, Ibicaraí, Pau Brasil e Floresta Azul.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, os índices neste período chuvoso em toda a região, resultam de dados dos sistemas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). Nas últimas 24 horas, no entanto, a volumetria em Itabuna foi de 10 milímetros.

Técnicos da Defesa Civil estiveram na Vila de Itamaracá, zona rural de Itabuna, onde acompanharam a elevação do nível do rio. Até agora, só uma família saiu de casa, devido ao risco de inundações no bairro Maria Matos, na zona oeste da cidade.

ALERTA LARANJA

Itabuna permanece em Alerta Laranja, quando o risco de deslizamentos é moderado. O sinal exige atenção especial da população ribeirinha. “Há dois dias estamos emitindo alertas para as famílias que vivem às margens do rio Cachoeira e seus tributários, como forma de prevenção”, explica Kaique. 

A cheia do rio também sofre influência das precipitações na região de Itororó e Dario Meira, onde choveu cerca de 30 milímetros nas últimas 24 horas, e do planalto de Vitória da Conquista que teve chuvas de 79, milímetros neste mesmo período. 

No mapeamento recente, a Defesa Civil identificou que Itabuna tem 32 áreas de risco, que até o momento não registraram ocorrências por causa da chuva. No domingo, a Defesa Civil recebeu 12 chamados para o 199 sobre inundações nos canais, dentre eles, no Vila Anália e Novo Jaçanã. 

Leia também

© Copyright 2015 / 2022   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.
By um2Marketing

Blog da Tonet
© Copyright 2015 / 2022
Todos os direitos reservados.
By um2Marketing