COVID. ITABUNA COMEÇA A VACINAR COM 5ª DOSE PESSOAS COM COMORBIDADES
COVID. ITABUNA COMEÇA A VACINAR COM 5ª DOSE PESSOAS COM COMORBIDADES
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Seguindo os critérios de elegibilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Itabuna começou a vacinar indivíduos imunocomprometidos ou imunossupressos maiores de 18 anos com a 5ª dose contra a Covid. A vacinação não está determinada pelo critério de faixa etária, mas exclusivamente para pessoas que se enquadram nos parâmetros de acordo com a coordenação da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde.
Seguindo os critérios de elegibilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Itabuna começou a vacinar indivíduos imunocomprometidos ou imunossupressos maiores de 18 anos com a 5ª dose contra o Covid-19. A vacinação não está determinada pelo critério de faixa etária, mas exclusivamente para pessoas que se enquadram nos parâmetros de acordo com a coordenação da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde.
Neste contexto estão pacientes com imunodeficiência primária grave, aqueles que fazem tratamento com quimioterapia contra o câncer, transplantados, os que convivem com HIV/AIDS e quem usa corticoides em altas dosagens. Também se enquadram pacientes que fazem uso de drogas modificadas da resposta imune, aqueles com doenças autoinflamatórias e intestinais inflamatórias, bem como pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas
Segundo explicou a coordenadora da Rede de Frio, enfermeira Camila Brito, a estimativa de público para a 5ª dose contra a Covid gira em torno de 10 mil pessoas. São considerados os mesmos critérios para a imunização de reforço com a 4ª dose.
INCOMPLETO
Para além do início da vacinação com a 5ª dose, ela chama a atenção para o fato de um elevado número de pessoas não ter completado o esquema vacinal no município. Além disso, há evolução de casos ativos que até quarta-feira (dia 23), alcançou 100 pessoas. “De acordo com os últimos números apurados, entre as pessoas maiores de 12 anos, que é público-alvo para a 3ª dose da vacina, apenas 43,3% foram imunizadas. Já em relação à 4ª dose de reforço, somente 17,3% da população a ser imunizada procurou as unidades de saúde em busca da vacina. Isso é muito preocupante, porque estamos registrando números elevados de casos da doença, inclusive com novas variantes circulando”, observou Camila.
De acordo com os últimos números apurados, entre as pessoas maiores de 12 anos, que é público-alvo para a 3ª dose da vacina, apenas 43,3% foram imunizadas. Já em relação à 4ª dose de reforço, somente 17,3% da população a ser imunizada procurou as unidades de saúde em busca da vacina. Isso é muito preocupante, porque estamos registrando números elevados de casos da doença, inclusive com novas variantes circulando”, ressaltou a coordenadora da Rede Frio.