MUTIRÃO DO DIABETES TEM RESULTADO POSITIVO: MAIS DE 1.600 ATENDIMENTOS EM DOIS DIAS

MUTIRÃO DO DIABETES TEM RESULTADO POSITIVO: MAIS DE 1.600 ATENDIMENTOS EM DOIS DIAS

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Uma Cidade Azul no tratamento e prevenção do diabetes. Em sua 18ª. edição, o Mutirão do Diabetes de Itabuna, mais uma vez mostrou o município como exemplo na prevenção da doença, mobilizando toda a comunidade em torno de uma causa de grande alcance social.

Durante os dois dias do evento, o mutirão, promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, realizou cerca de 1.600 atendimentos a pacientes com diabetes por médicos especialistas em olho e pé; 300 atendimentos de coração e rim; e exames laboratoriais. E ainda, mais de 3 mil testes de glicemia para detecção de novos casos de diabetes, além de ações de orientação na Feira Multidisciplinar de Saúde em Diabetes.

Segundo o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, Rafael Andrade, “a adoção de novas tecnologias como a telemedicina e a inteligência artificial, além dos serviços de prevenção deram uma nova dimensão ao Mutirão. Praticamente montamos uma ´cidade´ para a atenção ao diabetes e quero agradecer a todos os parceiros e voluntários que transformaram esse sonho em realidade, num trabalho que precisa ser permanente”, ressaltou.

REFERÊNCIA MUNDIAL

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo, esse “é um projeto extraordinário que já está sendo replicado em dezenas de cidades brasileiras e que precisa ser levado para outros países. Rafael Andrade plantou uma semente que está gerando frutos e ficamos felizes em participar e constatar o carinho com que a comunidade do sul da Bahia abraça esse mutirão”, enfatiza.

Já o oftalmologista Fernando Malerbi, que veio de São Paulo para atender no Mutirão, destaca que “Itabuna hoje é uma referência mundial nessa grande mobilização para prevenir uma doença que é silenciosa e atinge milhares de pessoas, tratando os pacientes e orientando sobre ações que resultam na qualidade de vida”.

Atualmente o Mutirão itabunense é replicado em mais de 30 cidades brasileiras e está incluído no calendário oficial da Federação Internacional do Diabetes.

ENCERRAMENTO

A Campanha Novembro Azul que além do mutirão inclui ações como a Cidade Azul, com iluminação de logradouros e espaços públicos, estabelecimentos comerciais e residências com a cor mundial da prevenção; a Pedalada Azul; lives no Instagram; e concurso temático “Unidade de Saúde Azul” será encerrada no próximo dia 27, com o Aulão Azul na Pça. Rio Cachoeira.

Leia também

© Copyright 2015 / 2022   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.
By um2Marketing

Blog da Tonet
© Copyright 2015 / 2022
Todos os direitos reservados.
By um2Marketing