ALERTA AMARELO PREVÊ CHUVAS INTENSAS NOS PRÓXIMOS DIAS EM ITABUNA

ALERTA AMARELO PREVÊ CHUVAS INTENSAS NOS PRÓXIMOS DIAS EM ITABUNA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Levando em conta um nova alerta do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a Defesa Civil de Itabuna pede atenção, principalmente às famílias ribeirinhas ou que moram próximo a canais de macrodrenagem e encostas. O Alerta Amarelo prevê chuvas intensas nos próximos dias nas regiões da Bahia, incluindo o Sul Baiano, Centro Sul, Extremo-o este e Vale São Franciscano.

De acordo com o Boletim Municipal de Previsão do Tempo emitido pela Defesa Civil de Itabuna, com base no INMET, estão previstas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

“As chuvas são oriundas da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS), que trazem muita umidade para a nossa região; sendo assim, é possível mais chuvas por conta dessa instabilidade”, explica o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito. Até o momento a Defesa Civil recebeu 59 chamados, das quais 80% estão relacionados a alagamentos e transbordamentos de canais, e os demais pontuais referentes à queda de árvores e de muro.

Em caso de emergência a população deve acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 98117-4490”, reforça Kaíque.

A Superintendência de Serviços Públicos mobilizou pelo menos 20 equipes com 160 homens para atuar em vários pontos da cidade. As ações se deram nos bairros Pedro Jerônimo, Santo Antônio, Urbis IV, Sarinha Alcântara, Vila Anália, Gegeu Gomes, São Pedro, Novo São Caetano, Califórnia, Novo São Caetano, Jaçanã, Novo Jaçanã e centro da cidade.

EMASA DE PLANTÃO

Por outro lado, uma equipe de plantão da Gerência de Saneamento da Emasa atuou no centro e nos bairros, realizando desobstrução da rede mista (drenagem pluvial e esgoto) e também em residências.

Segundo o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, está sendo realizado um trabalho preventivo na limpeza de bueiros, bocas de lobo, atendendo a toda a cidade, principalmente em algumas residências onde ocorreram retorno das águas da chuva. “O trabalho preventivo de desobstrução, tanto das redes pluviais quanto das de esgotamento sanitário ajudaram no escoamento rápido das águas”, ressalta Sampaio.

Técnicos e operários da Emasa percorreram diversos pontos da cidade avaliando o escoamento das águas nas bocas de lobo, bueiros e canais de drenagem em decorrência das fortes chuvas que atingem a cidade desde a manhã de terça-feira. Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, é importante avaliar o escoamento das águas nas bocas de lobo e nos canais para, se necessário, definir ações emergenciais.

CARROS-PIPA

Além do trabalho de desobstrução das redes de esgoto e canais de drenagem que cortam a cidade, a Emasa está com dois carros-pipa disponíveis para atender a limpeza de imóveis afetados pelas águas e lama provenientes das chuvas. O telefone 0800 073 1195, está recebendo as demandas de carro-pipa para as famílias que necessitam de apoio na faxina pós-cheia”, reforça Bitencourt. 

Leia também

© Copyright 2015 / 2022   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.
By um2Marketing

Blog da Tonet
© Copyright 2015 / 2022
Todos os direitos reservados.
By um2Marketing