Skip to main content

CVR COSTA DO CACAU: DOIS ANOS DE TRABALHO PELO FIM DOS LIXÕES E FOCO NA COLETA SELETIVA

CVR COSTA DO CACAU: DOIS ANOS DE TRABALHO PELO FIM DOS LIXÕES E FOCO NA COLETA SELETIVA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A  CVR Costa do Cacau completa dois anos de atividades no sul da Bahia como única empresa credenciada pelo Inema e Ibama para destinação de resíduos sólidos atendendo a diretrizes da Politica Nacional de Resíduos Sólidos e do Marco Regulatório de Saneamento.Localizada numa área de 75 hectares às margens da rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), o empreendimento atua com foco na sustentabilidade, contribuindo para extinção de lixões em cidades como Itabuna, Ilhéus e Itacaré e apoiando projetos de coleta seletiva e de conservação ambiental.

O diretor comercial da CVR Costa do Cacau, Rodrigo Zaché faz uma avaliação positiva :“a CVR se consolida como um equipamento de utilidade pública que vem prestando um serviço essencial para a região”. “Além do conceito ambiental, ela se destaca em vários projetos de inclusão social e capacitação, incentivando a coleta seletiva, fortalecendo o surgimento e ampliação de polos industriais, que também precisam atender a legislação que determina a destinação adequada de resíduos”, ressalta.

COLETA SELETIVA

Aqui em Itabuna, a CVR Costa do Cacau apoiou a capacitação dos catadores e a construção do Centro de Triagem em  Reciclagem; e em Itacaré, além de implantar uma Estação de Transbordo, foi parceira na construção do Centro de Triagem e Econegócios. Também foram distribuídos ecopontos nos municípios, para incentivar a população a aderir à coleta seletiva. O fim dos lixões e a destinação correta de resíduos, além da questão ambiental e da qualidade de vida da população, é considerada fundamental para atrair novas empresas e aquecer a economia sulbaiana, gerando emprego e renda.

MEIO AMBIENTE

A conservação ambiental é um dos focos principais da CVR Costa do Cacau. Durante esses dois anos, foram distribuídas milhares de mudas para prefeituras, escolas, associações de moradores e prefeituras, para projetos de arborização e recuperação de matas ciliares. Em breve, a empresa vai implantar o Centro de Educação Ambiental, para a promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem da educação socioambiental.

A estrutura do empreendimento inclui os sistemas de recepção e áreas de armazenamento  e os projetos de expansão incluem reciclagem para o beneficiamento de material com a instalação de ecoindústrias e produção de energia a partir do gás metano.

 

Leia também