Skip to main content

MUTIRÃO DO DIABETES EM NOVEMBRO CHEGA COM NOVIDADES

MUTIRÃO DO DIABETES EM NOVEMBRO CHEGA COM NOVIDADES

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Retinografia Digital com uso de algoritmo de Inteligência Artificial e a emissão de laudos utilizando a tecnologia da Telemedicina são duas das novidades que estarão disponíveis no atendimento ao público do sul da Bahia no 18º Mutirão do Diabetes de Itabuna, que acontece dia 18 de novembro. Esse ano, o evento estará concentrado na Terceira Via Hall, por conta de oferecer uma melhor logística de atendimento ao público, com mais conforto e segurança.

Realizado há 18 anos em Itabuna, o evento é referência para outras 32 cidades que promovem ações semelhantes em diversas regiões do Brasil. Segundo o médico Rafael Andrade, além do uso de tecnologia de ponta, será realizado o exame do pé diabético e o mapeamento de retina. Os pacientes que forem triados e identificados no dia 18 de novembro como diabéticos em estágio grave serão submetidos à avaliação bioquímica, cardiológica, nefrológica e angiológica, na segunda fase do atendimento.

NOVO MODELO

Rafael observa que durante os dois anos de pandemia da Covid, o projeto do Mutirão teve que ser modificado e adaptado para um novo modelo controlado, respeitando as questões de distanciamento social e todos os demais protocolos de segurança sanitária. .

“Tivemos que trazer para esta realidade recursos como o da telemedicina para mantermos a capacidade de atendimento de forma segura, levando em consideração que, mesmo com a pandemia da Covid, os novos casos de diabetes não deixaram de surgir e os pacientes acometidos pela doença precisavam o quanto antes ter acesso ao tratamento”, lembra ele.

O 18º Mutirão integra o calendário de atividades programadas para o Novembro Azul, que tem como lema “Unidos Pelo Diabetes em Ação” cuja parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a ONG Unidos pelo Diabetes foi  efetivada esta semana durante solenidade de assinatura de um protocolo de intenção com a presença do prefeito Augusto Castro, secretária municipal da Saúde, Lívia Mendes e o coordenador do evento, Rafael Andrade.  

Leia também