HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ GANHA SELO DE QUALIFICAÇÃO NACIONAL
HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ GANHA SELO DE QUALIFICAÇÃO NACIONAL
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
O Calixto Midlej Filho tornou-se o primeiro hospital do sul da Bahia a entrar para um seleto grupo de unidades de saúde brasileiras com o Selo de Qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 1.
Para obter o certificado, o Hospital teve verificado mais de 1.700 requisitos relacionados a estrutura hospitalar, processos, padrões e requisitos de segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente. Segundo a diretora do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde). Vivian Giudice, a conquista do Calixto pode inspirar outras instituições regionais de saúde que planejam conquistar a certificação de qualidade.
Ela destacou que no país existem 370 hospitais com selo de qualidade, dos quais somente 11 mantidos por Santas Casas. No sul da Bahia, o Hospital Calixto Midlej Filho conquistou a certificação depois de um rigoroso e longo processo de avaliação iniciado em 2018, suspenso no ano seguinte por causa da pandemia do novo coronavírus. O processo foi retomado em 2021, quando a unidade conquistou o Nível 1 de Acreditação
OUTRO DESAFIO: NOVAES
Para o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, o selo é uma conquista histórica para a centenária instituição. “A acreditação é um processo rigoroso sobre a qualidade dos serviços ofertados ao usuário. Sempre tivemos uma enorme responsabilidade e compromisso em oferecer atendimento humanizado e de qualidade. Esse selo nacional veio confirmar e validar o nosso trabalho, que é referência em vários setores”, ressaltou.
Segundo Valdece, agora o grande desafio é a conquista do selo de acreditação para o Hospital Manoel Novaes. “Esse é um sonho nosso e um selo muito esperado por todos os funcionários da Santa Casa. A certificação ONA representa a conquista não somente para a unidade hospitalar, mas também para os profissionais de saúde e os usuários dos serviços ofertados”, pontuou.
A certificação ONA é válida por dois anos. Nesse período, os processos serão acompanhados de perto por avaliadores da entidade certificadora, que fazem visitas periódicas de manutenção. A certificação é um reconhecimento de que a organização de saúde cumpre ou supera os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas em todas as áreas de atividades da instituição.
A entrega do certificado foi feita pela diretora do IBES, Vivian Giudice, durante a solenidade dos 105 anos da fundação da Santa Casa de Itabuna, no Teatro Candinha Dória.