REDUÇÃO DE VACINAS NÃO ATRAPALHA ESQUEMA VACINAL, EXPLICA SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE
REDUÇÃO DE VACINAS NÃO ATRAPALHA ESQUEMA VACINAL, EXPLICA SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Mesmo com a redução pelo Ministério da Saúde na aquisição de vacinas contra a Covid-19 e a consequente diminuição nos repasses de doses à Secretaria de Saúde da Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde vem mantendo o seu planejamento e organização, visando assegurar o acesso da população de Itabuna às vacinas nas unidades de saúde.
Segundo a coordenadora da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, Camila Brito, na verdade o que vem acontecendo é que “com o aparente controle da pandemia, após o avanço da vacinação no país, o Ministério da Saúde reduziu o processo de aquisição de novas doses, levando em conta também a baixa procura registrada pela população que é público-alvo”, observa.
CRESCEU PROCURA PÓS SÃO JOÃO
Camila esclarece que não há escassez de vacina e desabastecimento, mas houve sim um rápido crescimento na busca pela vacina por parte da população, principalmente depois do período de festas juninas, e o considerável aumento na procura por testagens e no registro de número de casos.
“Com a redução nos repasses e o despertar da população para a necessidade de concluir o esquema vacinal, o que está acontecendo é o crescimento na demanda que antes estava reprimida”, ressalta.
Ela ainda frisa que os repasses de doses pelo Ministério da Saúde às secretarias estaduais de Saúde, que antes eram feitos semanalmente, agora acontecem a cada 15 dias. Nesta quinta-feira (dia 14) Itabuna recebeu 5 mil novas doses, sendo 3 mil da Pfizer e 2 mil doses da Oxford, que na segunda-feira serão distribuídas às UBS e USF.