REITOR DA UESC VISITA UNIVERSIDADE FRANCESA EM LA ROCHELLE
REITOR DA UESC VISITA UNIVERSIDADE FRANCESA EM LA ROCHELLE
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
O reitor da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), Alessandro Fernandes de Santana, e a assessora de Relações Internacionais, Ticiana Grecco Zanon, estiveram visitando a Universidade de La Rochelle, na França. Eles ainda participam do II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022), que se realiza em Vila Nova de Gaia, Portugal, até sábado, 9 de julho de 2022.
Em Portugal, na Universidade de Coimbra, os representantes da UESC participam, até o dia 14 de julho, do XXXI Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e do 4º Seminário subordinado ao tema Smart Cities and Law, E-Governance and Rights: a pesquisa empírica e a definição da estratégia global para as cidades inteligentes, promovido pelo projeto da Universidade do Minho, na cidade de Braga, Portugal, até o dia 15.
O reitor foi recebido na Universidade de La Rochelle (ULR), cuja instituição celebrou, em janeiro de 1999, o primeiro convênio de cooperação internacional da UESC e, no ano 2000, um Termo Aditivo que teve por objetivo a implementação do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), o apoio para o desenvolvimento de ensino de Português do Brasil na Universidade de La Rochelle e a inclusão como prioridade para participar dos programas de intercâmbio, além dos alunos do LEA, os discentes dos cursos de graduação em Direito, Economia e Administração.
NOVAS PARCERIAS
O reitor Alessandro Fernandes destaca a importância da visita “e a forte cooperação, ao longo dos anos, entre as duas instituições, e o fato da ULR já ter enviado, por duas vezes, comitivas para nossa Universidade. Considero essencial fortalecer essa conexão e avaliar novas formas de parcerias, além de aprofundar as já existentes”, observa.
A visita a universidade francesa La Rochelle visa dar continuidade à parceria referente aos cursos LEA (Uesc/ULR), que já é uma relação bastante estabelecida. Mais de 50 alunos da Uesc já participaram do programa de mobilidade, ao longo dos anos, e no segundo semestre deste ano, mais cinco alunos LEA-NI/Uesc irão estudar na universidade francesa.
Durante essa visita, também são iniciadas as negociações para implantação de um mestrado com dupla-titulação entre Uesc e a ULR.