CHOCOLAT FESTIVAL ACONTECE EM JULHO E VAI INOVAR COM FEIRA DOS MUNICÍPIOS
CHOCOLAT FESTIVAL ACONTECE EM JULHO E VAI INOVAR COM FEIRA DOS MUNICÍPIOS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
Idealizado e coordenado pelo publicitário e empresário Marco Lessa, o Chocolat Festival teve lançamento da sua 23ª edição nesta quarta-feira (22) em Ilhéus, para a imprensa regional, prefeitos e representantes da sociedade civil. “São mais de 100 marcas de chocolate só da Bahia; temos mais de 60 mil pessoas capacitadas em 22 edições e resolvemos empreender esse projeto no Brasil e no mundo, porque temos que estimular, onde tem cacau, a mudança de vida dos produtores, pois 99% são pequenos produtores”, ressalta Lessa.
O evento que já está consolidado na Bahia, no Pará e em São Paulo também estará presente em mais cinco cidades brasileiras. “Para seguir fomentando toda a cadeia produtiva do cacau e chocolate, além de aspectos culturais e artísticos, em torno do setor”, enfatiza.
FEIRA DOS MUNICÍPIOS
A Feira dos Municípios esteve em pauta no lançamento do Chocolat Festival 2022 que também reuniu no café da manhã no Iate Clube de Ilhéus, o prefeito Mario Alexandre (Ilhéus); Antonio de Anizio (Itacaré)- presidente do Consórcio Litoral Sul); Vinicius Ibbran (Buerarema - presidente da AMURC) e Manassés Souza de Maraú, além do secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeandro Ribeiro e o deputado estadual, Rosemberg Pinto.
Durante a apresentação do evento, Marco Lessa destacou que este ano o Festival tem como novidade a criação de um espaço destinado à exposição das peculiaridades dos municípios da região, com a Feira dos Municípios.
Segundo Lessa, a nova proposta visa disponibilizar uma área para que os municípios tenham um espaço dentro do Festival para que a cidade possa apresentar à região, ao Brasil e ao mundo, a sua potencialidade cultural, gastronômica, ou seja, explorar o que define cada município.
A participação da agricultura familiar dos municípios no Chocolat Festival foi ressaltada pelo titular da SDR, Jeandro Ribeiro, como uma oportunidade de agregar valor ao segmento que atualmente representa 80% dos estabelecimentos que plantam cacau na Bahia. Ele também destacou a Feira dos Municípios para mostrar o potencial da região, fortalecer e diversificar a economia, gerando emprego e renda para a população.
O Chocolat Festival acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus.