Skip to main content

DETECTADO FOCOS DO AEDES EGYPTI NO VILA ANÁLIA

DETECTADO FOCOS DO AEDES EGYPTI NO VILA ANÁLIA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Durante Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti nos bairros que apresentam maior índice de infestação predial uma força-tarefa no Vila Anália descobriu larvas do mosquito causador das arboviroses. “A situação mostra a necessidade da população reforçar os cuidados dentro de sua própria casa”, ressalta a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro. Segundo dados parciais do Índice de Infestação Predial (IIP), Itabuna apresenta no momento índice de 5.9%.

DOBROU

“Os dados são preocupantes porque o município quase que dobrou, saltou de 3.2% para 5.9%, sendo que o Ministério da Saúde preconiza de 0 a 1% de índice. Fazemos a nossa parte, mas a população também precisa fazer a dela. Se o índice aumentou, isso quer dizer que os focos estão nas residências”, observa Lucimar.

No Vila Anália, as equipes encontraram muitas residências fechadas e imóveis abandonados. Na casa de D. Belina Epifania, na Rua Manaim, por exemplo, os agentes de endemias tiveram muito trabalho a fazer: tratamento focal, perifocal e borrifação de inseticida por conta dos focos de larvas em um reservatório.

Ela recebeu orientação de “lavar bem o tanque, retirar com bucha os  ovos do Aedes Aegypti que ficam grudados nas paredes do reservatório e  cobrir com uma tela depois da higienização, conforme explicou o agente de endemias Rosivaldo Dantas.

O Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti prossegue com a participação de equipes das secretarias municipais de Saúde (agentes de endemias e comunitários de saúde); de Infraestrutura e Urbanismo (Departamento de Limpeza Pública); e da Biosanear, empresa responsável pela coleta

  

Leia também