JORNALISTAS COMEÇAM A VACINAR A PARTIR DESTA QUARTA
JORNALISTAS COMEÇAM A VACINAR A PARTIR DESTA QUARTA

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A Federação nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os sindicatos da categoria em todo o Brasil promovem nesta quarta (dia 9), o Dia Nacional de Luta pela Vacinação dos Jornalistas.com o objetivo de reforçar as ações pela inclusão dos profissionais da mídia entre os grupos prioritários de imunização contra a Covid. Os profissionais de imprensa estão na linha de frente desde o início da pandemias cobrindo diariamente todas as ações sobre a Covid em todo o país.
As duas entidades estão realizando diversas ações para vacinar os jornalistas, cujos serviços foram considerados essenciais desde o primeiro decreto federal sobre a pandemia. Entre as iniciativas está a coleta de assinaturas em um manifesto nacional pela imunização. Até o momento, mais de seis mil pessoas aderiram ao manifesto. O Dia Nacional de Luta pela Vacinação dos Jornalistas quer ampliar o total de assinaturas.
As entidades representativas dos profissionais de imprensa também vêm realizando diálogos com governos estaduais e municipais; deputados estaduais e federais para tentar a inclusão dos jornalistas no Plano Nacional de Imunização (PNI) a partir de gestões desses entes políticos junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em outra frente, estão mobilizando os senadores para quando o PL que estabelece a inclusão de categorias no PNI, aprovado na Câmara dos Deputados, seja emendado quando chegar ao Senado.
EM ITABUNA
Aqui em Itabuna, a imunização vai começar a partir das 8h30m na Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde,nos fundos do antigos SESP. Para tomar a 1ª dose, o profissional precisa apresentar uma declaração comprovando que trabalha em coberturas externas ou ambientes fechados, tipo ilha de edição e sala de redação. Nos profissionais de comunicação será aplicada a dose em quem tiver acima de 40 anos.