ITABUNA. UTIs LOTADAS AUMENTAM RESTRIÇÕES PARA EVITAR COLAPSO NA SAÚDE
ITABUNA. UTIs LOTADAS AUMENTAM RESTRIÇÕES PARA EVITAR COLAPSO NA SAÚDE

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Numa tentativa mais dura e pertinente para evitar um colapso no sistema de saúde, a Prefeitura de Itabuna anunciou um endurecimento nas medidas restritivas de combate à Covid no município. No momento, o aumento dos casos graves da doença fez com que todos os 49 leitos de UTI disponíveis nos hospitais estejam com 100 % de ocupação, sendo que 19 pessoas aguardam transferência para outros municípios. Nos dois próximos finais de semana, a administração municipal vai manter apenas os serviços essenciais, ou seja, de 18 a 21 de junho; e de 23 a 28 serão permitidos apenas as atividades de saúde, comercialização de alimentos, segurança e transporte. O comércio de bebidas alcoólicas está suspenso. Segundo a secretária municipal da Saúde, Livia Mendes "a tentativa é buscar um equilíbrio, chegar num meio-termo para a saúde e a economia, e o resultado disso foi a permanência do Toque de Recolher no horário das 22 hs às cinco da manhã e sem ligar os lockdowns nos dois finais de semana", explicou, assinalando ainda que o "sistema de saúde está á beira do colapso".Já o secretário da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier ressaltou que "o governo mantém seu compromisso em defesa da recuperação da economia local, mas não pode desprezar a realidade epidemiológica atual. Para Xavier, "Itabuna foi o único município que apresentou mais sensibilização e equilíbrio quando se trata da reabertura do comércio; mas, nesse momento precisamos de medidas mais rigorosas ".Ele acrescenta: " a administração vai continuar firme nas ações de conscientização, fiscalização e também com punições, se necessário for", finalizou.
O QUE É PERMITIDO OU NÃO ENTRE OS DIAS 16 e 18; E ENTRE OS DIAS 21 E 25
- atos litúrgicos religiosos até às 21h30m;
- academias e centros de treinamento até às 21h30m;
- bares, restaurantes e similares até às 21h30m;
- transporte coletivo municipal até às 22 hs;
- eventos científicos ou profissionais com ocupação de até 50 % da capacidade do local, limitado a 100 pessoas;
- cinema com capacidade de 50 % obedecendo o cumprimento de todas as medidas estabelecidas no protocolo de segurança.
- ficam proibidas as atividades e eventos (públicos e particulares) que causem aglomeração, bem como atividades físicas coletivas que promovam contato físico.
NO DECORRER DA SEMANA AS ATIVIDADES OCORRERÃO NORMALMENTE, DESDE QUE SEJAM CUMPRIDOS OS PROTOCOLOS DE SAÚDE E SEGURANÇA.
NÚMEROS
De acordo com o Boletim da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Itabuna registrou na quarta-feira (dia 16) 30.703 casos de pacientes curados;31.742 casos confirmados sendo 473 casos ativos; 49 internados em UTI (ZERO LEITO DISPONÍVEL); 44 leitos clínicos (12 leitos disponíveis); e 566 ÓBITOS.
Foto:divulgação
.