Skip to main content

ITABUNA. UTIs LOTADAS AUMENTAM RESTRIÇÕES PARA EVITAR COLAPSO NA SAÚDE

ITABUNA. UTIs LOTADAS AUMENTAM RESTRIÇÕES PARA EVITAR COLAPSO NA SAÚDE

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Numa tentativa mais dura e pertinente para evitar um colapso no sistema de saúde, a Prefeitura de Itabuna anunciou um endurecimento nas medidas restritivas de combate à Covid no município. No momento, o aumento dos casos graves da doença fez com que todos os 49 leitos de UTI disponíveis nos hospitais estejam com 100 % de ocupação, sendo que 19 pessoas aguardam transferência para outros municípios. Nos dois próximos finais de semana, a administração municipal vai manter apenas os serviços essenciais, ou seja, de 18 a 21 de junho; e de 23 a 28 serão permitidos apenas as atividades de saúde, comercialização de alimentos, segurança e transporte. O comércio de bebidas alcoólicas está suspenso. Segundo a secretária municipal da Saúde,  Livia Mendes  "a  tentativa é buscar um equilíbrio, chegar num meio-termo para a saúde e a economia,  e o resultado disso foi a permanência do Toque de Recolher no  horário das 22 hs às cinco da manhã e sem ligar os lockdowns nos dois finais de semana", explicou, assinalando ainda  que o  "sistema de saúde está á beira do colapso".Já  o secretário da Indústria, Comércio,  Emprego e Renda, Ricardo Xavier ressaltou que "o governo mantém seu compromisso em defesa da  recuperação da economia local, mas  não  pode desprezar a realidade epidemiológica atual. Para  Xavier, "Itabuna foi o único  município que  apresentou mais sensibilização e equilíbrio quando se trata  da reabertura do comércio;  mas,  nesse momento precisamos de medidas  mais rigorosas ".Ele acrescenta: " a administração  vai continuar firme nas ações de conscientização, fiscalização  e também com punições, se necessário for", finalizou.

O QUE É PERMITIDO OU NÃO ENTRE OS DIAS  16 e 18; E ENTRE OS DIAS 21 E 25

- atos litúrgicos religiosos até  às 21h30m;

- academias e centros de treinamento até às 21h30m;

- bares,  restaurantes e similares até às 21h30m;

- transporte coletivo municipal até às 22 hs;

-  eventos científicos ou  profissionais com  ocupação de até 50 % da capacidade do local, limitado a 100 pessoas;

- cinema com capacidade  de 50 % obedecendo o cumprimento de todas as medidas estabelecidas  no  protocolo   de segurança.

-  ficam proibidas as atividades e eventos (públicos e particulares) que causem aglomeração,  bem como atividades físicas coletivas que promovam contato físico. 

NO DECORRER DA SEMANA AS ATIVIDADES OCORRERÃO  NORMALMENTE, DESDE QUE SEJAM CUMPRIDOS OS PROTOCOLOS DE SAÚDE E SEGURANÇA.

NÚMEROS

De acordo com o  Boletim  da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Itabuna  registrou na quarta-feira (dia 16) 30.703 casos  de pacientes curados;31.742 casos confirmados sendo 473 casos ativos; 49 internados  em UTI (ZERO LEITO DISPONÍVEL); 44 leitos clínicos (12 leitos disponíveis);  e 566 ÓBITOS.

                     Foto:divulgação

.

 

Leia também