AMURC QUER DISCUTIR COM ESTADO RETORNO DAS AULAS
AMURC QUER DISCUTIR COM ESTADO RETORNO DAS AULAS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
A Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC atendendo a solicitação dos prefeitos vinculados à entidade, está mantendo um diálogo com o governo do Estado visando o planejamento de retorno às aulas, já, anunciado pelo governador Rui Costa. O presidente da Amurc, Marcone Amaral, entrou em contato com o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues para dialogar e planejar o retorno escolar nos municípios da região. A preocupação dos prefeitos é com a segurança e a estrutura para o retorno das atividades escolares, já que várias adaptações deverão ser feitas visando atender os protocolos de segurança necessários. A ideia, segundo Marcone, é “reunir os prefeitos na próxima semana visando ter uma ação conjunta. “Assim, podemos alinhar melhor as decisões na nossa região”, destacou.
FORMATO HÍBRIDO
O governador deverá anunciar o retorno às aulas, inicialmente, no formato híbrido – dias alternados para turmas de alunos – nos próximos dias, mas ainda depende da redução das taxas de ocupação dos leitos de UTIs em todo o Estado. Na terça-feira, ele voltou a falar sobre a possibilidade do retorno às atividades escolares de forma semipresencial, Ele ressaltou que está sendo registrada uma queda expressiva no número de internados e de novos casos de Covid no Estado. Segundo ele, se esses números continuarem caindo as aulas serão retomadas agora no meio de julho, de forma híbrida, com as aulas dia sim, dia não.
ITABUNA; REUNIÕES SETORIAIS E CURSOS TÉCNICOS LIBERADOS
Aqui em Itabuna a Secretaria Municipal da Educação vem realizando uma maratona de reuniões setoriais com a finalidade de planejar ações e definir protocolos para o retorno às aulas presenciais de forma segura e escalonada (formato híbrido) tanto na rede de ensino pública como na particular. Os encontros coordenados pela secretária da Educação Janaína Araújo tem a participação direta de um comitê com a participação de representantes das secretarias da Saúide e da Ordem Pública, instituições da sociedade civil e das redes de ensino. Já aconteceram reuniões com representantes do segmento da Educação Infantil da rede particular de ensino; Conselho Municipal da Educação (CME); Forum Municipal de Educação; e Sindicato dos Professores. Nesta sexta, será a vez de um grupo de pais que criou o movimento "Volta às Aulas". Por outro lado, a Prefeitura de Itabuna liberou a retomada das atividades de cursos livres, incluindo linguagens,cursos técnicos e de capacitação. Segundo estabelece o decreto, cursos livres são aqueles focados em aprendizagens pontuais com a finalidade de desenvolver, dentro de determinada área de atuação, capacidades e/ou habilidades específicas.