Skip to main content

JUSSARI FAZ EXPOSIÇÃO, ENTREGA COMENDAS E RESGATA MEMÓRIA DO MUNICÍPIO

JUSSARI FAZ EXPOSIÇÃO, ENTREGA COMENDAS E RESGATA MEMÓRIA DO MUNICÍPIO

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Com o objetivo de resgatar e preservar a história do município, a Prefeitura Municipal de Jussari realizou nesta quinta-feira (16) homenagens em memória do Dr. Gileno Amado, um dos fundadores do município e da primeira professora do município, Regina Monteiro Veloso. Convidado para receber a homenagem em memória do avô, Eduardo Gileno Amado participou da reinauguração do busto de Gileno Amado, que foi um presente de Agenor Barreto na década de 80 e agora, foi completamente restaurado e recebeu da Câmara Municipal de Jussari a Comenda 09 de Maio.  Para receber a homenagem em memória da profa. Regina Monteiro Veloso, a convidada foi sua filha Maria Regina Monteiro Veloso que também recebeu a Comenda 09 de Maio.

Além das homenagens uma exposição fotográfica intitulada de Pina a Jussari Retratos e Memórias de Nossa Gente foi montada, oportunizando aos munícipes uma reconexão com o passado.

Para o prefeito Antônio Valete “é preciso preservar a história e a memória do município para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecê-la;” “Jussari é um município novo, mas, antes de se ser emancipado era distrito de Itabuna, sendo considerado um dos mais pujantes da região. Para que estivéssemos hoje realizando essas homenagens, foi necessário que para cá viessem os pioneiros, os desbravadores, famílias de agricultores e comerciantes que além de povoar a região, foram responsáveis pela construção inicial de nossa história e isso não pode se perder”, assinalou.

Idealizadora da Exposição a Jornalista Kylliana Alves convidou os munícipes a compartilhem suas histórias e memórias. “É preciso que as novas gerações conheçam nosso município e a nossa história, mas isso só será possível se nós preservarmos e compartilharmos essa história. Essa exposição é apenas um recorte da história, ainda temos muito que acrescentar, mas para isso, precisamos da união de todos”, completou.

Leia também