SECRETÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO VISITA CENTRAL DE RESÍDUOS E RIO CACHOEIRA
SECRETÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO VISITA CENTRAL DE RESÍDUOS E RIO CACHOEIRA

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
O secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, conheceu, nesta quinta-feira (15), as instalações da CVR Costa do Cacau, na Rodovia Ilhéus-Itabuna. Ele conferiu toda a estrutura da empresa de tratamento de resíduos, incluindo o sistema de recepção, aterro sanitário e os cuidados com a preservação do meio ambiente, que inclui um espaço para educação ambiental aberto à comunidade.
“Esse empreendimento tem um impacto altamente positivo para toda a região. O fim dos lixões, e nisso Itabuna está dando um grande exemplo, contribui muito com a saúde da população, evitando doenças e com o meio ambiente, eliminando a contaminação dos rios e lençóis freáticos”, disse Maranhão.
Para ele, o tratamento correto dos resíduos também traz ganhos para a economia. “O lixo se tornou uma matéria prima com grandes oportunidades de reaproveitamento, como a reciclagem, a compostagem para adubo orgânico, a geração de energia e os biocombustíveis, que atrairão empresas para o sul da Bahia”, disse ele
O diretor comercial da CVR, Rodrigo Zaché, destacou que a empresa vem dando uma contribuição importante na melhoria da qualidade de vida da população e na conservação ambiental, com foco na sustentabilidade. “E na parte social, estamos dando todo apoio aos catadores em parceria com a Prefeitura de Itabuna, num processo de inserção, com a capacitação, implantação de coleta seletiva, num local adequado para reciclagem e beneficiamento dos resíduos”, observou.
CACHOEIRA POLUÍDO
O secretário também aproveitou para conhecer o Rio Cachoeira que está sendo foco de um projeto para sua despoluição elaborado pela Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento),o que segundo Maranhão, existem recursos disponíveis para a primeira etapa desse projeto. O titular da Secretaria Nacional de Saneamento do MDR observou as precárias condições ambientais do Rio Cachoeira da Ponte Lacerda, que liga o centro da cidade ao São Caetano.
Para o prefeito Augusto Castro, “temos um problema antigo que é a poluição nesse rio, o que muito nos preocupa. Hoje, apresentamos o projeto para recuperá-lo. Num segundo momento, pretendemos abrir uma nova avenida ligando esta parte da cidade à rodovia BR-101, passando pela Rua da Bananeira”, revelou. Já o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, disse que o projeto está em fase de conclusão. “Nosso objetivo é captar o esgoto, antes ser lançado no rio. Por isso, pretendemos instalar vários pontos de captação a seco”, uma tecnologia moderna já experimentada em outros municípios brasileiros”, completou.
Além de Itabuna, o secretário está visitando outras cidades para conhecer a realidade ambiental e segundo ele, o Ministério de Desenvolvimento Regional dispõe de recursos para obras de infraestrutura.
“Pelo que vejo, é um rio bonito que precisa de cuidados para que a qualidade de vida da população seja melhorada”, avaliou o secretário. Maranhão ficou sabendo que a Bacia do Cachoeira integra a Bacia Leste que engloba 23 municípios, dos quais 12 são banhados pelo rio que sofre com o lançamento de dejetos”, ressaltou.