ZOONOSES PROSSEGUE COM AÇÕES PARA AMPARAR ANIMAIS DO ANTIGO LIXÃO
ZOONOSES PROSSEGUE COM AÇÕES PARA AMPARAR ANIMAIS DO ANTIGO LIXÃO

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A Diretoria do Centro de Zoonoses (DCZ) da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega de 125 quilos de ração para os animais que se encontram no antigo lixão de Itabuna na sexta-feira (dia 6). Semanalmente, estão sendo entregues 250 quilos de ração divididos em duas ações.
Toda semana, a equipe do DCZ faz visita técnica para a entrega da alimentação e de água assim como para fazer uma avaliação da situação. Atualmente, a unidade encontra-se sem espaço para abrigar mais animais, pois, alguns já se encontram em tratamento de doenças e em recuperação de cirurgias de castração no local. Por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde tem um planejamento para a manutenção de mais espaço, e consequentemente, o acolhimento de mais animais de forma gradativa.
A coordenadora da DCZ, Ellen Gleicer dos Santos, explica que gradativamente os animais serão trazidos, a exemplo dos cães que já se encontram em tratamento, para que possam se recuperar e liberar espaço para novos animais.
“Estamos fazendo as ações de forma gradual para que possamos atender as demandas dos animais do lixão, bem como, realizar o tratamento daqueles que estão doentes. A prioridade é trazer as fêmeas prenhas no período de reprodução. Nesse sentido, faremos uma ação viável e compatível com as condições atuais do Zoonoses,” ressalta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Antunes.
Segundo ela, depois que os animais em tratamento fiquem curados e da castração, haverá proposta de uma feira para adoção em parceria com uma ONG. “O processo necessita de todo um planejamento progressivo. Já estamos mantendo os animais com alimentação e água no local, tratando alguns deles no DCZ”, assinala.
A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, ao visitar a DCZ, disse que “a unidade é grande, mas precisa de manutenção para comportar mais animais. Nesse sentido, providências mais urgentes serão adotadas para que possamos acolher quantidade maior de animais do lixão. Após o tratamento acontecerá ação para adoção,” pontuou
Empresas privadas têm se mobilizado em prol da causa e ajudado com doações, a exemplo de pet-shops e da empresa Padim, que doou 250 quilos de ração para distribuição aos animais.