FESTIVAL DO CHOCOLATE. MAIS DE 20 MIL VISITANTES;120 EXPOSITORES; R$5 MILHÕES EM NEGÓCIOS
FESTIVAL DO CHOCOLATE. MAIS DE 20 MIL VISITANTES;120 EXPOSITORES; R$5 MILHÕES EM NEGÓCIOS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
A retomada do Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Festival após dois anos sem eventos – por conta da pandemia – foi marcada por uma edição especial de Natal em Ilhéus, entre os dias 16 e 19 de dezembro. O Festival reuniu 120 expositores, entre marcas de chocolate bean to bar, tecnologia e arte, além de promover atrações culturais com apresentações de música, dança, teatro e circo. Cerca de 25 mil pessoas visitaram a exposição durante os quatro dias do evento, que chegou a movimentar R$ 5 milhões em negócios sem considerar acordos para negócios futuros, como distribuidores e redes.
GRANDE VITRINE
“Essa edição especial de Natal superou todas as nossas expectativas, apesar do tempo curto que tivemos para preparar um evento de excelência. Mas tínhamos um compromisso em atender ao pleito das pessoas. Em 2019 tínhamos 80 marcas de chocolate no Sul da Bahia e hoje já são mais de 100. Portanto, mesmo nesse período de hiato, houve iniciativas. O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é a grande vitrine e grande exposição do cacau e do chocolate do Sul da Bahia para o Brasil e para o mundo”, destacou Marco Lessa, empresário e organizador do evento.
FORMATO HÍBRIDO
A grrande novidade deste ano foi o formato híbrido do Festival, que aconteceu de forma presencial e online. O público ainda pode acessar todo o conteúdo do evento até o dia 15 de janeiro através do endereço digitalchocolatfestival.com. Entre a programação disponível estão as palestras do Fórum do Cacau, como a do especialista em blockchain e trader Tassio Gil, que explicou sobre a tokenização do cacau, o cacau digital, além de tecnologias de beneficiamento do cacau. No Chocoday, o público pode rever o conteúdo abordado nos painéis sobre as tendências do mundo do chocolate.
Na plataforma virtual, o Chocolat Bahia Festival também realizou um concurso cultural de fotografia. Fotógrafos amadores e profissionais concorreram com imagens que traduziam o tema Cacau, Mata Atlântica, Biodiversidade e Chocolate. As fotografias foram submetidas à votação popular. A mais votada foi do fotógrafo Renato Droguett e ele ganhou um espaço para realização de exposição fotográfica autoral na 13ª edição do Chocolat Bahia Festival, além de um super kit com chocolates de origem. O segundo e terceiro colocados também ganharam chocolates.
ÁRVORE DE CHOCOLATE
Feita com 350 quilos do mais puro chocolate Sicao da Barry Callebaut, uma árvore de Natal de mais de dois metros de altura foi construída ao vivo durante o evento pelo premiado chef Abner Ivan, especialista em esculturas de chocolate. Campeão da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2015, Abner substituiu a tradicional estrela, que costuma ocupar o topo da árvore, por uma gigante flor de cacau e as conhecidas bolas natalinas por miniaturas coloridas de cacau. A obra foi mais um dos grandes atrativos do Festival.
DO EVENTO
Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva da planta, passando pelo fruto ao produto final. Durante a programação, entre cursos, palestras e workshops, são colocados em destaque os derivados do cacau, as manifestações culturais, artísticas, econômicas e sociais que compõem o cultivo, o beneficiamento e a comercialização do produto agrícola. Produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados, pesquisadores e técnicos puderam acompanhar o que os 120 expositores tinham para apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do cacau e do chocolate. O Chocolat Bahia 2021 é realizado pela MVU Promoções e Eventos e conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia através do Fundo de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura e da Secretaria Estadual da Fazenda. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do evento @chocolat_festival e no site bahia.chocolatfestival.com.