SAÚDE QUER AÇOUGUES ENQUADRADOS NAS NORMAS SANITÁRIAS
SAÚDE QUER AÇOUGUES ENQUADRADOS NAS NORMAS SANITÁRIAS
Tonet por Tonet
Tonet por Tonet
O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde reuniu trabalhadores que atuam no setor de açougues de grandes supermercados para orientar sobre normas sanitárias para conservação de carnes.
Segundo a diretora do departamento, Yeda Lomes esta foi a primeira rodada de uma série de encontros que serão realizados com comerciantes do setor.“Nosso objetivo é orientar gerentes e técnicos sobre conservação e manipulação desses produtos”, explicou, acrescentando que neste primeiro momento foram reunidos os grandes supermercados, até porque também fornecem produtos para pequenos açougues; os próximos encontros serão com os pequenos comerciantes”, observa.
FOCOS: PROCEDÊNCIA, CONSERVAÇÃO, ARMAZENAMENTO E VALIDADE
“No encontro de hoje, entre os pontos discutidos estiveram: temperatura ideal para conservação de carnes, procedência, local e espaço adequado para armazenamento e prazo de validade. Os supermercados podem comercializar a carne de duas formas: resfriada e a congelada embalada a vácuo, mas para isso é preciso seguir uma série de normas”, ressaltou.
Ela assinala que após as orientações as inspeções serão intensificadas. “Caso o estabelecimento seja notificado por três vezes, será instaurado processo administrativo com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda para que possa se adequar às normas e exigências sanitárias”, esclarece.
SELO DE QUALIDADE
Os estabelecimentos que forem reconhecidos pelas boas práticas de conservação e manipulação de carnes, receberão da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, um Selo de Qualidade da ADAB e Vigilância Sanitária.
A previsão é de que o selo comece a ser emitido a partir de junho. “Nossa intenção é que a população se sinta segura ao entrar em um açougue ou frigorífico e encontrar o Selo de Qualidade afixado em local visível. Assim, terá a certeza de que o alimento é de boa qualidade”, pontuou.