Skip to main content

COVID.MS QUER MUDAR STATUS DE PANDEMIA PARA ENDEMIA

COVID.MS QUER MUDAR STATUS DE PANDEMIA PARA ENDEMIA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga falou sobre a idéia de flexibilizar o estado de emergência sanitária da pandemia da Covid-19 no Brasil. Queiroga quer deixar de lado o status de pandemia e adotar o termo endemia.

Pacheco foi cauteloso e disse que vai pensar no assunto. “Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China. Mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”, ressaltou.

O ministro da Saúde já vem tentando viabilizar a mudança junto a outros nomes do congresso nacional. Na última semana ele chegou a se encontrar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para tratar do mesmo assunto. Ele também deve se reunir com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, para tratar sobre o assunto.

PANDEMIA X ENDEMIA X EPIDEMIA

Pandemia: é quando uma doença infecciosa se propaga e atinge simultaneamente um grande número de pessoas em todo o mundo. São exemplos de pandemias: AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola e tifo. O câncer, não é classificado como uma pandemia por não ser uma doença transmissível. 

Endemia: a doença é endêmica quando aparece com frequência em um local, não se espalhando por outras comunidades – a chamada endêmica típica. A endemia também é classificada como sazonal. A febre amarela, comum na região amazônica, é uma doença endêmica.

Epidemia: classifica as doenças infecciosas e contagiosas, mas que ocorrem somente em uma comunidade e ou região específica. A nível municipal, por exemplo, uma epidemia ocorre quando vários bairros apresentam casos da doença; estadual quando ocorre em várias cidades; e nacional em diversas regiões do país. Em resumo, são surtos de doenças em diversas regiões, sem propagação entre países, como por exemplo, a dengue.

1.161 CASOS DE COVID EM 24 HORAS NA BAHIA   

Enquanto isso, o boletim epidemiológico da Sesab desta quarta-feira (16) registra 2.182 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.161 casos de Covid (taxa de crescimento de +0,08%), 1.321 recuperados (+0,09%) e mais 10 óbitos. Dos 1.521.110 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.489.397 já são considerados recuperados e 29.531 tiveram óbito confirmado.

O boletim contabiliza ainda 1.785.815 casos descartados e 326.676 em investigação. 

VACINAÇÃO

Até o momento são 11.413.080 pessoas vacinadas com a primeira dose; 10.444.500 com a segunda dose ou dose única; e 4.310.781 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 717.445 crianças já foram imunizadas com a primeira dose.

Mudança  de pandemia para endemia é defendida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga que tenta conseguir aliados  no Congresso Nacional 

   

 

Leia também