Home

MORRE ADEUM SAUER. EX-SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE ITABUNA

Vítima de acidente de carro na estrada Una/Canavieiras, morreu na noite de sábado (dia 18), aos 69 anos, o professor Adeum Sauer. Sociólogo e ex-servidor da Ceplac, Adeum era professor de Ciências Sociais na Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz). No período de 2007 a 2009, ocupou a Secretaria Estadual de Educação no primeiro governo de Jaques Wagner. Por duas vezes, (1993 /1996 e 2001 /2004), foi secretário de Educação de Itabuna nas gestões do ex-prefeito Geraldo Simões. Aqui implantou a Escola Grapiúna na rede municipal de ensino.O projeto pioneiro na Bahia, substituiu o ensino serial por ciclos e valorizou a educação de qualidade.

REDUZIU  EVASÃO  ESCOLAR

Além de universalizar a oferta da educação básica em Itabuna, saindo de 16 para 30 mil alunos,  Adeum reduziu a  evasão e repetência de quarenta para menos de dez por cento. Fez concursos para professores, que não ocorria em Itabuna, observou o ex-prefeito Geraldo Simões. Como titular da Secretaria Estadual da Educação, no primeiro governo de Jaques Wagner, ele implantou o TOPA (Programa Todos pela Alfabetização) para enfrentar no Estado o grave problema do analfabetismo.

Gaúcho, radicado em Itabuna há mais de quatro décadas, Adeum era irmão do ex-ministro de Minas e Energias Ildo Sauer e do professor de Educação Física Cleto Sauer. Sociólogo e bacharel em Direito, era professor de Ciências Sociais da Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz.

No sul da Bahia, foi ainda  servidor da Ceplac, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc; coordenador de Pós-Graduação em  Direito Público da FacSul;presidente da  Undime (União dos  Dirigentes  Municipais  de Educação) e membro do  Conselho Nacional de Educação. 

 

 

© Copyright 2015 / 2019   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.