Blog

RUY ENDURECE E DECRETA LOCKDOWN

Preocupado com os altos índices de casos de Covid no Estado e tentando controlar um grave colapso na sáude a partir da superlotação nas unidades de UTIs, o governador Ruy Costa decidiu decretar lockdown como forma de diminuir a transmissão do coronavírus. A medida que se estende até segunda (dia 1º) (podendo ser prorrogada) determina o fechamento do   comércio de rua às 17 horas; bares e restaurantes até às 18 horas; e shoppings às oito da noite. Ele reconheceu que a   situação   no Estado é de um pré-colapso na saúde e que esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações.  Ele adiantou que irá publicar um decreto suspendendo cirurgias eletivas, inclusive na rede privada com o objetivo de ampliar o número de leitos para pacientes da Covid 19. Atividades religiosas, esportivas e culturais também ficam proibidas em toda a   Bahia.  Tais medidas estão sendo adotadas em comum acordo com o prefeito de Salvador, Bruno Reis que decretou lockdown na capital e em toda a região metropolitana.

SHOPPING ALTERA HORÁRIOS

Em função do novo decreto do governo do Estado que amplia o Toque de Recolher das 20 às 5 horas   da manhã, o shopping Jequitibá vai alterar o horário de funcionamento:  de segunda a sábado, das 10 às 19 horas; e domingo das 13 às 19 horas. Lembrando que o shopping continua reforçando os protocolos de segurança determinados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), tais como: medições de temperatura corporal; dispensers com álcool em gel; pias para lavagem das  mão; e obrigatoriedade  no uso das  máscaras.

CONQUISTA REBELDE

A prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade decidiu não acatar o decreto do governo do Estado que determinava o Toque de Recolher a partir das 22 horas, mesmo após a adequação feita por Ruy Costa antecipando o horário para às oito da noite.  Durante entrevista, o governador disse que desautorizou a medida anterior (22 hs) e determinou novo horário: 20 horas. Já a prefeita do município do sudoeste baiano informou que seguirá as medidas até quinta (25), impedindo a circulação de pessoas a partir das 22 h, com exceção do transporte público que para suas atividades às 22:30. O governador voltou a recomendar às policias Civil e Militar que cumpram a determinação oficial, ressaltando que caso os proprietários desobedeçam    os mesmos devem ser conduzidos à delegacia onde vão responder por crime contra a saúde pública.  Em Conquista, 92,9 % dos leitos   de UTIs estão ocupados.

OPERAÇÃO OXIGÊNIO

A Operação   Oxigênio tá jogando duro pra fazer valer o cumprimento dos decretos (estadual e municipal) que proíbem qualquer tipo de festa particular ou pública a partir do Toque de Recolher estabelecido pelo governo do Estado e seguido pelo Município. Festas particulares nos bairros Góes Calmon e Jardim Vitória já foram interrompidas, enquanto que 98 pessoas sofreram abordagem; 03 estabelecimentos comerciais; 14 carros; 05 motocicletas; e três aparelhos de som foram apreendidos.  As ações contam com a participação de funcionários das secretarias da Saúde, Sesttran, Indústria, Comércio, Emprego e Renda; além de fiscais da Vigilância Epidemiológica e suporte das policias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal.

FUMACÊ

O povo não perdoa e já tá chamando os “novos “ônibus que circulam em Itabuna de Maria Fumaça. Isso porque alguns deles foram vistos trafegando saindo uma fumaça dos fundos. Também, em outros foram observados pneus carecas e chaparia já enferrujada.  Talvez porque estivessem submersos há algum tempo e foram resgatados do oceano Atlântico recentemente.

PENALIDADE

Àqueles que descumprirem a medida podem ser autuados nos artigos 268 (infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa; e a 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público), previstos no Código Penal.

O CALCANHAR DE AQUILES

A medida é dura, mas é altamente positiva e serve pra frear a irresponsabilidade de tantos em detrimento de muitos que morrem diariamente vítimas da Covid. O mais difícil pra conter esses irresponsáveis que não respeitam o distanciamento social, que promovem aglomerações e que ignoram o uso de máscaras, é sem dúvida a fiscalização. Não existe um quantitativo especializado nesse tipo de operação e a PM sozinha não tem capacidade pra evitar os abusos.

QUEM PODE

Fica permitido o deslocamento somente para ida a serviços de saúde, pra compra de medicamentos em farmácia ou situações que comprovem emergência. O delivery fica estendido até ás onze da noite. Bares, restaurantes e lojas de conveniência que trabalham com bebidas alcoólicas funcionam até às seis da noite. 

© Copyright 2015 / 2019   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.