Blog

ILHÉUS/ITABUNA. SAI HABILITAÇÃO DE CONSÓRCIO PARA CONSTRUÇÃO DA BA-649

O Governo da Bahia anunciou, nesta quinta-feira (21), a habilitação do Consórcio SVC/Paviservice, formado pelas empresas SVC Construções Ltda e Paviservice Serviços de Pavimentação Ltda, para tocar a construção da BA-649, rodovia que ligará Ilhéus a Itabuna, um sonho dos moradores das duas maiores cidades do sul da Bahia.

Em maio, o governador Rui Costa (PT) anunciou a construção da nova rodovia interligando os dois municípios do sul da Bahia dentro do planejamento de duplicação com a BR-415. O valor inicial estimado do investimento é de R$ 150 milhões e será realizada com recursos próprios do Estado.

“Esse é o maior investimento já feito em infraestrutura em toda a região. Essa obra potencializará o desenvolvimento da duas cidades e da nossa região, que representa uma grande potência econômica para o estado. Fico muito feliz e agradeço ao governador Rui Costa por esse olhar, tanto municipalista, quando regionalista, o que vai beneficiar não só Itabuna, Ilhéus, Ilhéus, Itabuna, mas toda o Litoral Sul”, comemorou Rosemberg Pinto, principal interlocutor da região junto ao governo do Estado.

COVID-19. BAHIA JÁ TEM 190 CASOS DA VARIANTE DELTA.

Análises da Fundação Oswaldo Cruz apontaram mais 55 amostras da variante Delta da Covid-19, no Estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 190 casos da variante sequenciadas, com três óbitos.

Os casos positivos para a variante delta foram identificados em 47 municípios, com maior número de casos em Salvador (39), Pé de Serra (19), Lauro de Freitas (12), Bonito (11), Feira de Santana (9), Baixa Grande (7), Riachão do Jacuípe (7) Ilhéus (7), Camaçari (6) e Nova Fátima (6). Aqui em Itabuna até agora foram registrados quatro casos.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, relata que a variante Delta atualmente é a predominante nas amostras sequenciadas. “É um fato que nos preocupa, por isso continuamos a afirmar que as pessoas não devem achar que não temos mais o vírus da Covid-19 circulando. Ainda temos que continuar a usar máscaras e devemos nos vacinar, tanto com a primeira quanto com a segunda dose”, afirma Tereza Paim.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) também tem feito sequenciamento no estado. De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, “Estamos concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 200 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde.

 

 

JEQUITIBÁ. AGÊNCIA MANTÉM RATING BR A COMO EMPREENDIMENTO ATRATIVO PARA NOVOS INVESTIMENTOS

A agência S&P Global Ratings Brasil é uma empresa nacional, subsidiária da S&P Global Ratings, empresa americana com sede em Manhattan, Nova York. Suas principais áreas de negócios são informações e análises financeiras, sendo uma das mais conceituadas do mundo.

As agências de rating são vistas como referência na tomada de decisões de investidores nacionais, internacionais e até mesmo de governos. É a partir da sua análise e ranking que as empresas são classificadas por risco de perda ou mais capacidade de crédito para investimento.

QUALIDADE, CAPACIDADE, ESTRUTURAÇÃO

No dia 19/10/2021, a S&P Global Ratings Brasil publicou a manutenção do rating br A para o Shopping Jequitibá, o que significa uma alta qualidade e capacidade de honrar seus compromissos no curto e longo prazo, como também, posicionando-se como um empreendimento atrativo para novos investimentos.
A manutenção do rating br A, é um reconhecimento à eficiente estruturação do capital, condizente a operação do negócio, como também, coroa a gestão eficaz, transparente e estreita com seus investidores e agências de rating.
A solidez do Shopping Jequitibá é uma realidade, pois, mesmo após a recente passagem pela turbulenta e avassaladora pandemia causada pela COVID-19, continua fortemente, atraindo novas marcas, maior diversificação de mix, onde tem sido notório pelas recentes inaugurações da Angus, Espaço Laser, Aramis, Cia do Terno, Fino Malte, Puket e Five Sport Bar. Entre outubro e novembro mais inaugurações estão por vir, a exemplo da Brasil Cacau, Usaflex, Hering, Ótica Chilli Beans, Track & Field, Laboratórios LAP, Lojas Buriti, Magazine Luiza, Maxxi Móveis, Melissa, Hamburgueria Brasão Burguer e o Emporio Don Duarte, com isso, o Shopping Jequitibá está atualmente com uma taxa de ocupação de 100% dos seus espaços locáveis.
Segundo o diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, “este rating tem um significado extremamente importante e precisa ser compartilhado com cada um de nossos lojistas, pois credencia e dignifica nós empreendedores do sul da Bahia como bons pagadores dos seus compromissos, além de, posicionar o shopping como um gerador de riqueza, emprego e renda para toda a região”.

RUY ASSINA ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NO CAZAQUISTÃO

Um acordo assinado entre o governador Rui Costa e o chefe do executivo do Estado de Qaraghandy, na região central do Cazaquistão, Zhenis Mahmuduly Kasimbek, cria um canal de cooperação para parcerias comerciais e científicas entre os dois Estados. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (21), na cidade de Karaganda, capital de Qaraghandy e quarta maior cidade do país.

“Com esse acordo, vamos estreitar laços de amizade, culturais e econômicos, identificar possibilidades de troca de experiências com cooperação nas áreas da ciência, tecnologia e formação de profissionais. Além de buscar oportunidades de intercâmbio do setor privado dos dois estados”, disse Rui.

O governador de Qaraghandy agradeceu a visita da comitiva baiana e ressaltou as semelhanças entre os dois estados, que, segundo ele, vão facilitar essa aproximação. “Temos um território extenso como a Bahia, mas com uma população menor. Nosso interesse é buscar cooperação em setores como educação e saúde, além de estreitar laços com o agronegócio, que na Bahia é muito forte, e mineração, que é uma das nossas especialidades”, explicou Kasimbek.

Também em Qaraghandy, o governador Rui Costa conheceu o parque industrial do estado. Ele esteve numa unidade siderúrgica que produz ferro silício com 75% de pureza, um tipo de metal nobre e mais resistente. Ele visitou ainda uma fábrica de peças para sistemas de aquecimento residencial, fruto da atração de investimentos estrangeiros pelo Cazaquistão.

Depois de Karaganda, o governador encerra sua passagem pelo Cazaquistão e segue para a República Tcheca, onde vai buscar parcerias com empresas do setor de vacinas, equipamentos hospitalares, máquinas agrícolas e robótica. A viagem será encerrada nos Emirados Árabes, onde Rui se reúne com representantes de fundos de investimento que têm interesse na Bahia.

RUY NO CAZAQUISTÃO. LEÃO EM SANTARÉM

 Em seu primeiro compromisso na Ásia, na missão internacional que começou na última segunda-feira (18), o governador Rui Costa chegou à cidade de Nursultan, capital do Cazaquistão, onde apresentou oportunidades de negócios na Bahia a autoridades do país. Nesta quarta-feira (20), Rui esteve nos ministérios das Relações Exteriores, do Comércio e Integração e foi recebido pela agência oficial de investimentos e estímulo à exportação, a Kazakh Invest.

O objetivo é aumentar os investimentos do Cazaquistão, que já tem negócios na Bahia, nos setores de mineração e transporte. “Foi um dia extenso, de muitas agendas, tratando de parcerias em áreas que vão além da mineração como o agronegócio, petróleo e gás. É aumentando o relacionamento que vamos aumentar a geração de emprego e renda para nossa gente”, disse o governador.

AMPLIAR RELAÇÕES

O ministro adjunto das Relações Exteriores do Cazaquistão, A. Rakhmetullin, disse que o país trabalha para ampliar as relações comerciais com o Brasil e vê na Bahia um grande parceiro. Ele convidou o Governo do Estado a participar de um grupo de trabalho criado no Itamaraty com esse objetivo. “Vocês são a primeira comitiva de um governo estadual brasileiro a vir ao Cazaquistão.

O Cazaquistão já investe na Bahia, com uma mina de minério de ferro em Caetité, a construção da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e o Porto Sul, em Ilhéus, num total que pode chegar a R$ 15 bilhões. Por outro lado, o país também tem uma posição estratégica na Ásia Central, localizado entre a China e a Rússia, e pode ser um mercado a ser explorado por empresas exportadoras baianas.

AGRONEGÓCIO

A comitiva baiana também foi recebida pelo ministério do Comércio e Integração, responsável pela política comercial cazaque. As negociações iniciadas hoje visam estabelecer uma via de comércio direto entre a Bahia e o Cazaquistão, com potencial para exportação de produtos do agronegócio baiano, como grãos, frutas e cacau, que atualmente chegam ao Cazaquistão de forma indireta.

Rui também apresentou oportunidades da economia baiana para a agência de fomento a exportações e investimentos do Cazaquistão, a Kazakh Invest. Além da Bahia, o governador destacou o potencial do Nordeste, com nove estados e 54 milhões de habitantes. “Ficou acertado que iremos receber uma missão técnica do Cazaquistão agora em novembro e, no início do ano que vem, uma comissão de empresários interessados em investir no Brasil, na Bahia e no Nordeste”, explicou.

VICE EM SANTARÉM

Enquanto isso, a comitiva do  vice-governador João Leão manteve contatos com empresários da região de Santarém (Portugal) discutindo oportunidades de investimento e a transferência de conhecimento e tecnologia.  Na oportunidade, a Secretaria do Planejamento da Bahia e a associação empresarial de Santarém (Nersant) assinaram um memorando de entendimentos com objetivo de fomentar atividades de cooperação entre agentes dos dois países.

“Este foi mais um encontro com investidores portugueses dentro da extensa agenda que viemos cumprir aqui em Portugal e na França, com objetivo maior de atrair novos investimentos para a Bahia. É de grande interesse nosso que estes investimentos possam potencializar a industrialização no estado e que Portugal possa torna-se cada vez mais uma porta de entrada para produção exportada da Bahia para a Europa. No mais, a recepção tem sido a melhor possível e temos a certeza de que a promissora relação entre os empresários portugueses e a Bahia sairá daqui mais forte”, avaliou Leão.

O potencial da Bahia na geração das energias renováveis, no turismo, na mineração e na indústria foram apresentados, dentre os vários setores com oportunidades de investimento para empresários portugueses no Estado. O presidente da Nersant, Domingos Chambel, ressaltou a importância de fortalecer as relações comerciais da região com o Estado. A Nersant é uma associação empresarial que tem como missão estimular o desenvolvimento das atividades econômicas da região de Santarém. A instituição conta com cerca de 3 mil associados, dentre os quais, as maiores empresas do distrito.

AMURC INTEGRA CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE SANGUE

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral esteve reunido esta semana com o diretor do Banco de Sangue de Itabuna, Rosildo pinheiro para discutir a implementação do projeto "Caravana Itinerante pela Vida" nos municípios regionais. A idéia é mobilizar os municipios que integram a associação e menbros do Conselho Consultivo da entidade, com Consórcios Municipais para incentivar a doação de sangue. 

“Nós já nos comprometemos em fazer uma mobilização junto aos prefeitos que integram a Amurc e os consórcios públicos (membros do conselho consultivo da Amurc), para que a gente possa estar mobilizando a população local em cada município, mostrando a importância das pessoas doarem sangue para salvar vidas”, assinalou o gestor.

ESTOQUE BAIXO

Segundo Rosildo, o Banco de Sangue precisa colher 1.400 bolsas por mês para atender a demanda de 126 municípios pactuados, que vão desde procedimentos cirúrgicos em geral até pacientes oncológicos ou com outras comorbidades que necessitam de transfusão de sangue. Atualmente, muito abaixo da capacidade de atendimento, Rosildo espera, “com a ajuda da Amurc, conseguir salvar mais vidas ainda”. 

                   Presidente da Amurc, Marcone Amaral e diretor do Banco de Sangue de Itabuna, Rosildo Pinheiro

JOÃO LEÃO VISITA EMPREENDIMENTO DE SUINOCULTURA EM PORTUGAL

A comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, que cumpre agenda internacional em Portugal, fez nesta terça-feira (19), uma visita técnica ao empreendimento Susalva, do segmento de suinocultura intensiva, na localidade de Foros de Salvaterra, região do Ribatejo, Portugal. A empresa pertence ao Grupo Euroeste, que já investe na Bahia, no município de Barra, onde iniciou um projeto agropecuário com 3 mil bois criados com auxílio de tecnologia de pivô de irrigação e pretende iniciar uma experiência em suinocultura, que incialmente contará com um pavilhão de 1,6 mil leitões.

“Aqui em Portugal, a Susalva produz uma média de 35 leitões por porca ao ano, enquanto que a média no Brasil é de 25 leitões ao ano. O nosso interesse é atingir esta alta produtividade também na Bahia”, destacou o vice-governador João Leão que enalteceu o potencial do estado e a importância da parceria com empreendimentos que possam levar ao estado a expertise que resulte em altos índices de produtividade.

Em Lisboa, a comitiva irá apresentar o potencial agrícola, com foco em vitivinicultura e agroindustriais de grãos e sucroalcooleiras, oportunidades de investimentos no turismo e demais segmentos da Bahia para a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

SALON DE CHOCOLAT

Em Portugal, a comitiva, que visa a atração de investimentos para a Bahia, além de Lisboa passará por Évora, Algarve, Alentejo e Torres Novas onde conhecerá de perto o processo de produção de vinhos e embutidos e se reunirá com ministros do país lusitano. Em seguida, segue para a França, para participar do Salon du Chocolat, em Paris. Também está prevista uma visita à região de Champagne, onde também haverá um encontro com produtores locais de vinho para rodadas de negócios.  Ao longo das visitas serão apresentadas aos empresários locais as oportunidades de investimentos na Bahia.

Participaram do encontro com os empresários sócios do Grupo Euroeste, os portugueses Pedro Garcia de Matos e José Coimeiro, que receberam a “Chave do Céu”, homenagem por ajudarem na implantação da Fazenda Escola Modelo, de Barra. Além deles, o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes; o deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba); e o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira.

DESCENTRALIZAÇÃO. ARSEPI SAI DO CENTRO ADMINISTRATIVO

Dando prosseguimento a um processo célere de descentralização a nova gestão municipal tira a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos Municipais do Centro Administrativo Firmino Alves. A Arsepi passará a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira (dia 20). A Agencia vai funcionar num imóvel na rua Francisco Silva Rocha, nº 100, 1º andar, lateral da agência 0070, da Caixa Econômica Federal, na Av.do Cinquentenário, nº 1.154, numa transversal do Cebrac, no centro de Itabuna.

Com a mudança, a Arsepi objetiva prestar melhor atendimento aos cidadãos depois de ter intensificado seu trabalho de fiscalização de alguns dos serviços mais demandados pelos itabunenses. Mesmo com a mudança, a Agência manterá no Centro Administrativo Firmino Alves uma sala até o dia 31 deste mês.


     Foto: Pedro Augusto          

COMEÇA BATALHA DE LOOKS NO JEQUITIBÁ

O Shopping Jequitibá promove a partir desta terça-feira (dia 19), a Batalha de Looks 2021. O evento acontece até o dia 21, sempre às 18;30 hs, na praça central Manoel Chaves. Durante três dias, dez digitais influencers de Itabuna e região participam de uma disputa com três temas escolhidos pelo departamento de marketing do shopping: casual dia, entrevista de emprego e formatura.

Os participantes irão montar looks ao vivo, utilizando peças de vestuário de diversas lojas do Jequitibá, mostrando o que é adequado usar em cada um dos temas, além de fazer a defesa de suas escolhas para os jurados.O júri técnico é composto por Jaque Silveira (design e stilling de moda), Raul Estrela (estilista), Felipi Santos (consultor de moda e estilo) e Betan

Apresentada por Camila Moraes e Diêgo Raniery, a Batalha dos Looks terá a participação dos digitais influencers Alba Matos, Felipe Gomes, Ana Vanessa (Neu), Danielle Bandeira, Polyana Melo, Luana Blanco, Rafaela Campos, Lay Antunes, Thais Santos e Geidson Guerra.

O júri técnico é composto por Jaque Silveira (design e stilling de moda), Raul Estrela (estilista), Felipi Santos (consultor de moda e estilo) e Betania Macedo (promotora de desfiles e eventos e colunista social). Já o júri artístico conta com Thainá Del Rey, Netto Lima e Willian Forlan-Segredo.

A Batalha dos Looks 2021 também poderá ser acompanhada pelo Instagram do shopping @shoppingjequitiba e também pelo canal da Rede Portal. 

EM BUSCA DE ENERGIA RENOVÁVEL RUI SE REÚNE NA ALEMANHA COM EMPRESÁRIOS DA SIEMENS

Em missão internacional, o governador Rui Costa se reuniu, nesta segunda-feira (18), em Berlim, com executivos da Siemens Energy, empresa com sede no país e que é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções para projetos voltados à geração e transmissão de energia limpa em escala mundial.  O governador conheceu a tecnologia da empresa para a produção e aplicação de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro e que pode vir a ser produzido na Bahia.

HIDROGÊNIO VERDE

Rui apresentou a estrutura da Bahia para receber novos investimentos nessa área. “Nesta primeira agenda, discutimos sobre projetos de energia eólica, energia solar e sobre desenvolvermos um projeto piloto para a produção de hidrogênio verde, que é o futuro da geração de energia, discutido no mundo inteiro. Também falamos de outras parcerias com a Siemens Energy na área de automação, segurança, saúde e mobilidade urbana, que devem gerar emprego e renda para o povo baiano”, destacou o governador.

O hidrogênio é o combustível mais eficiente que existe, tendo três vezes mais capacidade energética que a gasolina. É usado, inclusive, pela Nasa em foguetes espaciais. A desvantagem do uso do hidrogênio em escala industrial é que a produção atual usa gás natural e gera grande quantidade de gases de efeito estufa. A saída que vem sendo desenvolvida pela Siemens Energy e que motivou a visita do governador à empresa é a produção limpa de hidrogênio por meio da eletrólise, um processo químico que usa energia renovável e água.

Já a Siemens Energy apresentou as funcionalidades do hidrogênio verde para a mobilidade, servindo de combustível para ônibus urbanos, aviões, navios, e como a produção limpa e em grande escala permitirá alimentar indústrias. Eles também apresentaram um projeto piloto instalado no Chile, que vai usar hidrogênio verde para fabricar gasolina.

Segundo o diretor de Relações Governamentais da Siemens Energy no Brasil, Henrique Paiva, a Bahia tem todas as condições para receber esses investimentos. “Saímos muito felizes desse encontro porque compartilhamos das mesmas visões de desenvolvimento de mundo com a delegação da Bahia. O Estado tem toda a estrutura necessária para esta nova produção. Tem energia eólica, pessoas qualificadas, fábricas, consumo local e porto pra exportação. Basta confluir para as alianças estratégicas entre todos os participantes desta parceria”, observou.

MUDANÇA DE REALIDADE

O crescente mercado global de hidrogênio verde deve valer US$ 11 trilhões até 2050, segundo estimativas dos especialistas. Com atuação em 90 países, a Siemens Energy gera mais de 90 mil empregos mundo afora. A empresa atua na Bahia desde 2011, com a Siemens Gamesa, que investiu R$ 400 milhões numa unidade em Camaçari, onde fabrica geradores eólicos e emprega 180 pessoas.

“A chegada da energia eólica e solar mudou a realidade das regiões onde elas se instalaram na Bahia, com geração de emprego e renda, que reflete no comércio e qualidade de vida das pessoas. Queremos ampliar esses efeitos com novas parcerias”, ressaltou o governador.

Ele também propôs que a Siemens Energy participe, como parceira do Estado, na formação técnica de estudantes que moram nas regiões onde existem parques de energia renovável. A ideia é que esses jovens da rede estadual sejam preparados para atuar na manutenção e implantação desses projetos de energia limpa.

 O governador estava acompanhado dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e do superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães. Também presentes ao encontro, o CEO da Siemens Gamesa, Paulo Fernando Soares; e o Head da área de New Energy Business na América Latina, Andreas Eisfelder.

© Copyright 2015 / 2019   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.