Blog

Policlinica Municipal tem novo endereço: Av. Mario Padre

As novas instalações da Policlínica Municipal 2 de Julho inauguradas no Dia Da Cidade vão permitir a ampliação dos serviços médicos com a implantação do Day Hospital, que segundo a secretária municipal da Saúde, Lívia Mendes, terá uma estrutura equipada com centro cirúrgico, para cirurgias de pequeno e médio porte, com sedação e anestesia local. O imóvel tem uma ampla estrutura física, salas para 10 consultórios, exames e cirurgias e outros procedimentos clínicos, além de sala de espera, recepção, banheiros e uma cantina na área externa. Esse vai ser um avanço para desafogar o Centro Cirúrgico do Hospital de Base. Em muitos casos, os pacientes tinham que ir até Salvador.” Além disso, vamos retornar com a cirurgia de Otorrinolaringologia”, observou Lívia.

ESPECIALIDADES E AGENDAMENTO

A gerente da Policlínica, Ana Lúcia Oliveira, enfatizou a questão da comodidade que será possibilitada ao paciente pelo Hospital Dia. “Ele poderá vir à unidade e ter atendimento mais personalizado, reduzindo riscos das taxas de infecção hospitalar, pois não ficará ligado a pacientes com outras patologias e poderá se recuperar em casa, com toda a orientação e cuidados”, informou.

A Policlínica 2 de Julho/Hospital Dia ofertará atendimento em 15 especialidades, dentre elas Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Pneumologia, Proctologia e Otorrinolaringologia. Ainda no Hospital Dia, haverá oferta de exames, procedimentos médicos e serviços como pequenas cirurgias, eletrocardiograma, polissonografia e espirometria, Lembrando ainda que a Policlínica atenderá com data e hora previamente agendadas. O paciente precisa passar antes por um médico clínico geral na unidade de saúde do seu bairro que o encaminhará àquela unidade especializada. A nova instalação da Foto: Lucas Matos

AUMENTAR ATENDIMENTOS

Haverá ampliação dos serviços já ofertados, a exemplo da Gastroenterologia e da Endocrinologia infantil e nos novos serviços, como eletroencefalograma. O Hospital Dia é um sistema semelhante ao de um hospital, mas que executa procedimentos de curta permanência de internação, a exemplo das pequenas cirurgias urológicas, otorrinolaringológicas e dermatológicas com a mesma segurança, mas com redução de custos e melhores resultados ao paciente. Entre janeiro e abril deste ano foram atendidos 13.855 pacientes em algumas dessas especialidades. Com a ampliação dos serviços, a tendência é aumentar o atendimento e superar a marca de 33 mil atendimentos correspondentes a todo o ano passado.

                  Foto: Lucas Matos

 

 

 

PRESIDENTE DA AMURC DESTACA IMPORTÂNCIA DA UFSB

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral participou da cerimônia de inauguração da nova sede da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB nesta quarta (28), no mesmo dia em que se comemorou o aniversário de 111 anos de Itabuna.

A reitora Joana Angélica Guimarães e o presidente Marcone relembraram que a Amurc foi a primeira sede da UFSB no início da sua criação, em 2013, para depois ser instalada no bairro Ferradas, em Itabuna.

Durante seu pronunciamento Marcone ainda destacou a atuação da reitora Joana Angélica, natural da cidade de Itajuípe, e que, segundo ele, tem “abraçado” a região, através da Universidade, promovendo diálogo com todos os municípios, visando o avanço regional.

“Somos gratos pelo seu trabalho, que se reflete nos benefícios que a universidade tem trazido para todos nós. Me coloco à disposição, como presidente, para trabalhar em prol da região”, enfatizou.

 

SEBRAE encara pandemia e oferece soluções para microempreendedores

O primeiro semestre deste ano continuou marcado pela pandemia da Covid e a insegurança dos empreendedores e mudanças no comércio de maneira geral continuou repercutindo no sul da Bahia. Mesmo assim nesse cenário instável, o Sebrae adotou medidas de apoio e apresentou diversas soluções para atender aos donos dos pequenos negócios, por meio do acompanhamento dos analistas e de consultorias diversas, destacando-se dentre elas, as consultorias financeiras e de presença digital.

A observação é da gerente regional Claudiana Figueiredo, ao ressaltar que o Sebrae atendeu mais de três mil empresas somente nos seis primeiros meses do ano. A entidade tem agências em Ilhéus e Itabuna, que atendem os municípios que compõem o Território da Cidadania Litoral.

 “Notadamente, o período pandêmico trouxe inúmeras dificuldades para as micros e pequenas empresas do sul da Bahia, desde a adequação do fluxo de caixa, a outras formas de acessar o consumidor através de outros canais que não apenas o presencial. Assim, não deixamos de atender aos nossos clientes e assistimos a 3.917 empresas de janeiro a junho”, destacou.

Nesse período, a agência regional do Sebrae atendeu de forma agendada por meio do telefone 0800 570 0800 e desenvolveu atividades vinculadas aos segmentos de turismo, agronegócio, indústria de alimentos e comércio varejista em geral, com o programa Renova Varejo, além do atendimento individual a partir das demandas não segmentadas. Também foram firmados nesse período, importantes parcerias, a exemplo dos convênios com as prefeituras de Una e Canavieiras, com ações estruturantes de desenvolvimento e do fortalecimento da atividade turística.

“Mais do que nunca, compreendemos o importante papel do Sebrae. É imperativo a importância das soluções ofertadas para as micro e pequenas empresas, não restando dúvida de que a nossa atuação foi fundamental para a continuidade dos pequenos negócios, em grande parte impedindo a ampliação do índice de mortalidade dos pequenos negócios”, finalizou.

O Sebrae segue ampliando as ações na região visando oferecer a outros empreendedores a possibilidade de participar das atividades desenvolvidas pela instituição. Além disso, tem buscado ampliar a participação dos municípios de abrangência, incentivando a implantação de mais Salas do Empreendedor e do programa Cidades Empreendedoras.

SAMU ganha novo endereço.Sai da rua Nações Unidas para a Juca Leão

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabuna vai funcionar em um novo  imóvel na Avenida Juca Leão, nº 412, em frente ao escritório local da Ceplac.

“A mudança do Samu-192 para as novas instalações garantirá melhores condições de trabalho e vem reforçar a preocupação  da valorização dos servidores públicos e, em especial, a humanização na saúde pública do município”, destaca a secretária da Saúde, Lívia Mendes.

A coordenadora municipal de Emergência, enfermeira Rafaela Caldas Souza dos Santos, explica que o espaço antigo era inadequado para acomodar as equipes no seu dia a dia e além disso," no imóvel anterior, a chegada e a saída das ambulâncias eram dificultadas pela intensidade do tráfego de veículos na Rua Nações Unidas". Ela  lembra  ainda  que o Samu de Itabuna tem duas ambulâncias de suporte básico, uma avançada e uma ambulância social, que atende cadeirantes e outras pessoas com dificuldade de locomoção.

A nova sede será inaugurada  nesta  sexta (dia  30) às  15  horas. 

 

Jequitibá celebra 111 anos de Itabuna. Investe em inovação e amplia mix de lojas e serviços

No ano 2000, Itabuna e o Sul da Bahia sofriam com o impacto socioeconômico provocado pela vassoura-de-bruxa. Uma crise sem precedentes na história de uma região dependente da monocultura do cacau. Foi nesse cenário de devastação e desesperança que Helenilson Chaves decidiu ‘navegar contra a correnteza´, fruto de um espírito empreendedor e determinado herdado do pai, Manoel Chaves, que a partir de um pequeno comércio de tecido em Ipiaú, consolidou em Itabuna um grande conglomerado empresarial.

“Precisamos levantar a autoestima regional, acreditar no potencial e na capacidade da população do Sul da Bahia de se reinventar e superar crises” (Helenilson Chaves)

E nesse distante ano 2000 nascia o Shopping Jequitibá, a aposta aparentemente impossível de Helenilson, que 21 anos depois se revelaria certeira. Nesse período, o Jequitibá passou por três processos de ampliação, se encaminha para uma nova etapa e se consolidou como o maior centro de comércio, serviços, lazer/entretenimento do Sul da Bahia, atendendo uma região com cerca de 100 municípios e quase 2,5 milhões de habitantes.

 FAMILIA CHAVES

A semente plantada, cultivada e frutificada por Helenilson e Lia Chaves teve e tem continuidade na gestão deste empreendimento, liderada pelo seu filho Manoel Chaves Neto, que através de um Conselho de Gestão alinhado com seus irmãos Alexandra e Leandro Chaves e mais 2 consultores externos, delibera e implementa as estratégias definidas. Alem da continuidade na evolução do Jequitibá, juntamente com seu TIME, promove um processo de modernização permanente do shopping, que hoje conta com lojas âncora do porte das Casas Bahia, Americanas, Marisa, Riachuelo, Kalunga, Le Biscuit e Big Bompreco, além de empreendimentos locais, numa parceria que gera renda e emprego para milhares de pessoas.

Neste momento em que a crise não é apenas regional, provocada pela pandemia da Covid 19, o shopping passa por mudanças significativas na estrutura e na operacionalização dos serviços.

Além de se adequar as medidas de prevenção a Covid 19 determinadas pela Organização Mundial de Saúde, o shopping ampliou as vendas online, através do site www.shoppingjequitiba.com.br e a ampliação das possibilidades de alternativos locais de entregas, através dos LOCKER inteligentes.

“O espírito empreendedor e compromisso em contribuir com o desenvolvimento de Itabuna e SuL da Bahia, estão no DNA do Jequitibá” (MANOEL CHAVES NETO)

“Nossa família, nosso time, nossos lojistas e os nossos parceiros estão sempre motivados para oferecer aos clientes um shopping completo, com um mix de lojas variados, produtos e serviços de excelência”, diz Neto, finalizando que “o aniversário de Itabuna é um momento para agradecer e reverenciar essa cidade que tão bem acolhe e oferece oportunidades”. 

                                                         Família Chaves: herdeiros do empreendedorismo de Helenilson Chaves

secretária de saúde acumula dois cargos e é notificada pelo MP

A promotora de Justiça Susila Ribeiro Machado, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), recomendou que a secretária da Saúde de Itabuna, Lívia Bomfin Mendes Aguiar, escolha entre a permanência no cargo político ou a manutenção do seu contrato de médica da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora do Hospital de Base, Luiz Eduardo Magalhães.

Conforme o documento do MP, o acúmulo dos cargos seria irregular e violaria a Lei Orgânica do Município. A recomendação não tem força vinculante, ou seja, a secretária não é obrigada a acatá-la.

A promotora deu prazo de 15 dias, contados a partir da notificação, para que a titular da saúde aqui no município responda se vai acolher ou não a recomendação, que foi publicada no dia 13 de julho de 2021. Lívia já foi notificada e informou que o assunto já está sendo analisado por um advogado, observando ainda que tem até esta quarta-feira (28) para responder à Promotoria de Justiça.

 

 

                                                                                   

ruy amplia sistema de reconhecimento facial para 77 municípios baianos

Andar nas ruas sabendo que o espaço público é monitorado por câmeras capazes de registrar e identificar criminosos, armas, placas de carros e atitudes suspeitas. O que um dia foi ficção científica já levou à prisão de mais de 200 suspeitos em Salvador e está sendo ampliado pelo Governo do Estado para outros 77 municípios baianos, 39 ainda este ano. O investimento de cerca de R$ 665 milhões foi autorizado nesta esta semana pelo governador Rui Costa, em solenidade no Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Salvador.

“Nós temos agora talvez a melhor tecnologia do país nesta área. Há cerca de três anos, implementamos um projeto piloto de reconhecimento facial na cidade de Salvador, fruto de visitas que fizemos à Europa e à China. Essa tecnologia serve para prevenir crimes, socorrer pessoas e para a funcionalidade da cidade. No projeto piloto tivemos absoluto êxito, inclusive durante os carnavais, com a prisão de mais de 200 pessoas e a elevação substantiva da atividade da Segurança Pública”, afirmou . Rui salientou ainda que a Bahia já conta com 23 centros de comunicação instalados, todos eles conectados. “O planejamento é que todas as cidades que fazem parte do projeto tenham acesso a essa inteligência artificial, a esse recurso tecnológico. O que muda é que, antes, a identificação era feita pelo policial, visualmente. Agora, o próprio sistema identifica criminosos, suspeitos, armas e placas de veículos”, disse ele

.“NÓS PODEMOS MULTIPLICAR OS OLHOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA COM O INGRESSO DA INICIATIVA PRIVADA NESSE PROJETO”

O governador também observou que apenas cerca de 5% dos crimes são julgados e se tornam condenações. “A impunidade estimula e perpetua a prática criminosa. Então, esse investimento, além de prevenir os crimes, vai possibilitar a prisão do suspeito e ainda propiciar que o sistema judiciário baiano possa ter elementos comprobatórios dos delitos cometidos”, ressaltou.

Para o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o investimento vai dar muito mais resolutividade para a Segurança Pública. “O sistema é capaz de identificar facilmente as pessoas que são procuradas e tem uma coisa que o governador falou que é muito importante, identificar crianças perdidas e pessoas desaparecidas. Há pouco tempo, um coreano estava perdido da família aqui em Salvador e foi encontrado com a ajuda de algumas câmeras”.

Também na oportunidade, Rui convocou a iniciativa privada, dizendo que a tecnologia tem capacidade para integrar imagens de pontos comerciais, agências bancárias e outros locais de risco. “Nós podemos multiplicar os olhos da Segurança Pública na Bahia com o ingresso da iniciativa privada a esse projeto”, ressaltou.

COMO FUNCIONA

As câmeras estarão em postes, viaturas e na palma da mão dos policiais. O tenente-coronel Marcos Oliveira, superintendente de Tecnologia da SSP, explicou como funciona a tecnologia. “Dentro do nosso contrato estão previstos quatro tipos de pontos de imagem. São câmeras de reconhecimento facial de fluxo aberto, para locais públicos, de fluxo controlado, tem câmeras de análise situacional e de leitura de placas. Além disso, os dispositivos que estão sendo colocados nas mãos dos nossos policiais são dispositivos com capacidade de fazer captura de face, levar para nossa Central, e fazer o reconhecimento facial através do nosso sistema. Todo policial, com equipamento em mãos, poderá fazer a atividade do reconhecimento facial em tempo real”.

Segundo Oliveira, outra inovação contratada é a tecnologia LTE. “Essa tecnologia não é exclusiva da Segurança Pública, mas contratamos uma faixa exclusiva para a segurança pública, para transmissão de dados e imagens sem que seja necessário concorrer com o fluxo da telefonia. Tudo isso para dar ao policial na ponta a informação que ele precisa sem concorrer com a telefonia comum, que também usa essa tecnologia, mas em outras faixas”.

ITABUNA E ILHÉUS BENEFICIADAS   

Rui ainda explicou que o critério de escolha dos municípios para receber a tecnologia foi o tamanho. “O tamanho do município coincide com as ocorrências de homicídios. Os maiores municípios são os que apresentam maiores índices”, avaliou.

Os 39 municípios que vão contar com a tecnologia ainda em 2021 são:  Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias D´Ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, São Francisco do Conde, Pojuca, Itaparica, Madre de Deus, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, VITÓRIA DA CONQUISTA, JEQUIÉ,, Guanambi, Brumado, Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina, Senhor do Bonfim, Irecê, Itaberaba, ITABUNA, ILHÉUS, TEIXEIRA DE FREITAS, PORTO SEGURO, EUNÁPOLIS, VALENÇA, ITAMARAJU, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Ibotirama e Seabra.

Os outros 39 municípios que serão contemplados em 2022 são: Serrinha, Cruz das Almas, Santo Amaro, Euclides da Cunha, Catu, Santo Estevão, Maragogipe, Entre Rios, Amargosa, Esplanada, Cachoeira, Olindina, Ubaíra, Saubara, São Miguel das Matas, Nova Fátima, Caetité, Rio de Contas, Itiruçú, Érico Cardoso, Jussiape, Casa Nova, Capim Grosso, Pindobaçu, Novo Triunfo, Ponto Novo, Prado, Itacaré, Ubatã, Alcobaça, Cairu, Santana, Serra Dourada, Taboca do Brejo Velho, Lapão, Andaraí, Lençóis, Mucugê, Vale do Capão (Caetê-Açu/Palmeiras).

MAIS INOVAÇÃO

Além de aumentar o número de municípios atendidos pela tecnologia, o projeto traz mais uma inovação, a adoção de 3.917 terminais de rádio comunicação de voz, vídeo e dados que serão implantados em viaturas das unidades da Polícia Militar da capital e região metropolitana. Os chamados rádios transceptores permitirão o acesso imediato das equipes policiais nas ruas aos alertas emitidos pelos sistemas de reconhecimento facial e de placas, em tempo real.

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO MARCAM OS 111 ANOS DE ITABUNA

As comemorações dos 111 anos de emancipação politica  e administrativa do Município começam nesta terça (27) de acordo com a programação divulgada pela Prefeitura de Itabuna: 

8h30m -  aula inaugural de Hidroginástica e Natação, na piscina do CISO, no bairro de Fátima; 

10 hs - assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) para diversas áreas dos serviços públicos. Local: Centro Administrativo;
16h30min - inauguração do serviço de Ressonância Magnética do Centro de Imagens do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães; seguida do anúncio do retorno das cirurgias em vídeos e entrega dos grampeadores cirúrgicos.

LEMBRANDO QUE

Sete meses depois, o aparelho de Ressonância Magnética entra em funcionamento, uma vez que foi entregue ao Hospital de Base, ainda na gestão do ex-prefeito Fernando Gomes, no dia 23 dezembro de 2020. Trata-se de um moderno equipamento, mais confortável, silencioso de alta resolução que permitirá um diagnóstico mais preciso, agregando novos exames ao serviço nas mais diversas áreas.  

COMENDA

Ainda nesta terça (27), às 19h30m acontece a entrega da Comenda Firmino Alves para autoridades, no Teatro Municipal Candinha Dórea. Serão homenageados o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto; o Diretor-Geral da Faculdade Santo Agostinho (FASA); Luciano Tourinho; o ex-prefeito de Itabuna, Ubaldo Porto Dantas; a cantora Lilian Casas Bastos; a diretora-presidente do GACC, Tereza Cristina; os médicos Eric Ettinger de Menezes Júnior e Rafael Andrade; o radialista Orlando Cardoso Melo; e o engenheiro civil Saulo Pontes de Souza, superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia.

 DIA DA CIDADE - MISSA E REQUALIFICAÇÕES  

A programação oficial prossegue na quarta-feira, (28), Dia da Cidade: 7h30min -  hasteamento de bandeiras, e missa em Ação de Graças, na Catedral de São José, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto e o Padre Gilvan de Oliveira, Pároco da Catedral, com a participação da Banda da Guarda Civil Municipal;

9h30min - inauguração das novas instalações da Policlínica Municipal 2 de julho - Day Hospital na Avenida Aziz Maron, bairro Góes Calmon.

10h30min – inauguração  da REQUALIFICAÇÃO do prédio onde funcionará a Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na Pça. José Bastos.

14 hs -  entrega de máquina agrícola (trator), com implementos para Agricultura Familiar e assinatura de Ordem de entrega de 190 mil mudas de plantas e 230 alevinos, no Teatro Candinha Dória. 
15 horas – inauguração da requalificação do trecho da BR-101 até a Av. Itajuípe; REQUALIFICAÇÃO da Unidade de Saúde da Família (USF) Roberto Santos e da 1ª etapa do saneamento básico do canal de macrodrenagem do bairro Santo Antônio; assinatura da Ordem de Serviço da REQUALIFICAÇÃO do trecho entre a Rotatória da Avenida Roberto Santos até a av. Princesa Isabel, na praça do Pedro Jerônimo.

8h30min - entrega da REQUALIFICAÇÃO da entrada de Itabuna, no trecho do viaduto que dá acesso ao Hospital de Base até a 1ª rótula do Centro Comercial, com nova sinalização, nova iluminação e REQUALIFICAÇÃO asfáltica.

19hs - realização do evento “Estrelas da Terra” para homenagear os artistas de Itabuna.

MAIS REQUALIFICAÇÕES

Na quinta-feira, dia 29, às 7h30min, reinauguração da Padaria do Sítio I, da Fundação Marimbeta, no Antique.

8h30min, entrega das obras de REQUALIFICAÇÃO da Unidade Básica de Saúde (UBS) Moisés Hage, no bairro Lomanto Jr.

10 hs -posse dos conselheiros do Comitê de Gestores Municipais (Itabuna Empreendedora); anúncio do projeto para Sala do Empreendedor, Serviço de Atendimento Municipal (SAM) e Programa de Auxílio ao Trabalhador e a Empresa (PROATE), no Teatro Candinha Dória.

14 hs - entrega da REQUALIFICAÇÃO do prédio onde funciona o Conselho Municipal de Saúde (atrás do antigo SESP).

15 hs - entrega de veículo da Ronda Guardiã Maria da Penha; lançamento de aplicativo gratuito para vítimas da violência contra a mulher.

Na sexta-feira, dia 30, às 10h30min entrega das REQUALIFICAÇÕES da sede da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran); lançamento do Grupo de Ação Rápida de Trânsito (GART); lançamento do Centro Operacional de Transporte e Trânsito (número 118); apresentação de cinco novas viaturas; lançamento do aplicativo para usuários acompanharem, em tempo real, horário dos ônibus.

No sábado, dia 31, às 9 h, entrega de 180 títulos de domínio de área de terra (regularização fundiária), do Projeto “A Casa é Sua”, no espaço ao lado da USF Dr. Mário Peixoto, no bairro Jorge Amado.

Foto: Jefferson Teixeira 

PRODUTOR BAIANO ENTRE OS FINALISTAS DO SALON DU CHOCOLAT DE PARIS

Três das oito amostras de cacau especial enviadas à França foram selecionadas entre as 50 melhores do mundo e concorrem ao prêmio Cocoa of Excellence, prêmio internacional de cacau que integra a programação do Salon du Chocolat de Paris. Entre os finalistas está o baiano João Tavares, que já foi premiado duas vezes no concurso, levando o primeiro lugar em 2010 e 2011. Este ano, João concorre com uma amostra da variedade Catongo da sua Fazenda Leolinda, em Uruçuca. Outra baiana no páreo é Angélica Maria Tavares, com uma amostra da variedade FL 89, também de Uruçuca.

Do assentamento da região do Tuerê, no município de Novo Repartimento, o produtor João Evangelista Lima representa o Pará com uma amostra híbrida paraense. Evangelista entrou na competição com o apoio da Fundação Solidaridad.

O Prêmio Internacional do Cacau – Cocoa of Excellence é a competição de maior prestígio do mundo e proporciona o reconhecimento global aos produtores de alta qualidade, celebrando a diversidade de sabores das diferentes origens do planeta. Ao todo foram 235 amostras enviadas de todo os continentes e as 50 foram selecionadas por especialistas espalhados pelo mundo para a grande final, no Salon de Paris.

Os vencedores serão conhecidos no final de outubro. No entanto, devido às restrições ainda impostas pela pandemia, as comemorações de 2021 ocorrerão virtualmente.

POTENCIAL

“Este resultado demonstra todo o potencial que o país tem para se consolidar no mercado internacional de cacau premium. É o resultado do trabalho e da dedicação destes produtores em campo. Demonstra a força das nossas origens, uma vez que foram contempladas amostras do Sul da Bahia e do Pará. Cada uma destas amostras apresenta uma identidade singular e uma explosão de sabor que diz muito sobre o cacau do Brasil”, destaca a bióloga Adriana Reis, doutora em biotecnologia e gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC).

O Brasil participou de todas as edições sob a coordenação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) que, desde 2019, conta com a parceria do CIC para a realização de todas as etapas de seleção final das amêndoas que irão para avaliação do Comitê Internacional na França.

BAHIA. HORÁRIO DE TOQUE DE RECOLHER SOFRE ALTERAÇÃO

O Governo do Estado volta a atualizar o decreto estadual 20.585, que estabelece normas e medidas restritivas na Bahia por conta da pandemia do novo coronavírus. A principal mudança é no horário do Toque de Recolher, que começa a partir de 1h da madrugada até as 5 horas, a partir desta sexta (dia 23) até 6 de agosto

Dessa forma, a circulação do transporte metropolitano está permitida até 1h30, voltando a funcionar às 5h. Já o funcionamento do ferry boats será interrompido das 23h às 5h, também até 6 de agosto.

O decreto estadual manteve a proibição de shows e festas, sejam elas públicas ou particulares, independentemente do número de participantes. Também continua autorizada a realização de atividades e eventos com até 100 pessoas.

Os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI da  Covid permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%. Não houve mudança em relação a outros pontos do decreto, originalmente publicado em 8 de julho.

© Copyright 2015 / 2019   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.