PORTO SEGURO, CONQUISTA E AGORA FEIRA DECRETA FIM DA MÁSCARA

PORTO SEGURO, CONQUISTA E AGORA FEIRA DECRETA FIM DA MÁSCARA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A partir desta terça-feira (29) o prefeito Colbert Filho decretou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente ao ar livre em Feira de Santana. Porém, a obrigatoriedade continua no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula e locais de trabalho.

Mesmo com um pequeno percentual de pessoas com a dose de reforço, a medida de liberação da máscara foi adotada. Segundo o prefeito, apenas 32% dos moradores de Feria tomaram a terceira dose do imunizante contra a Covid. “A recomendação é para aqueles que ainda não foram vacinados com a dose de reforço que ´procurem uma unidade de saúde para ficarem completamente imunizados, frisou Colbert Filho.

TERCEIRA DOSE: BAIXA ADESÃO  .

Segundo a infectologista Melissa Falcão a flexibilização poderia ter sido ampliada tanto para ambientes abertos como fechados, no entanto, devido a baixa adesão à terceira dose, não foi possível.

Precisávamos que a população estivesse com a imunização completa com a dose de reforço. A intenção do município é fazer com que os casos graves zerem. Por isso, sempre pedimos para tomar a terceira dose”, observou.

A infectologista disse ainda que "aquelas pessoas que tenham sintomas respiratórios devem continuar usando a máscara". A medida vale também para quem convive ou trabalha com alguém que apresente sintomas respiratórios.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde 97% das pessoas tomaram a primeira dose; 81% a segunda dose; e apenas 32% receberam a terceira dose, até o momento.

O secretário de Saúde, Marcelo Britto, destacou que é importante manter atualizada a caderneta de vacinação não apenas para a Covid. “Temos tantas outras vacinas, não podemos esquecer. As doenças continuam existindo e as pessoas esqueceram da vacinação, principalmente das crianças”.

QUASE CHEGANDO LÁ

Em Salvador, a diretora do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes, ao falar sobre o fim da pandemia do coronavírus: “estamos quase chegando lá”. Ela destacou que poucos países têm registrado aumento do número de casos atualmente e que o avanço da vacinação tem barrado o espalhamento do vírus e reduzido o número de óbitos e internamentos pela doença.

A médica infectologista também apontou que o governo do Estado deve retirar em breve a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, mas alertou que “algumas pessoas não vão tirar a máscara tão cedo”, como idosos e pessoas com comorbidades. Ela ainda acredita que as pessoas manterão o equipamento de proteção em locais fechados e poucos ventilados por algum tempo.

Feira de Santana agora acompanha Porto Seguro e Vitória da Conquista na liberação do uso da máscara em ambientes abertos

                                                            Foto: Divulgação

Leia também

© Copyright 2015 / 2022   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.
By um2Marketing

Blog da Tonet
© Copyright 2015 / 2022
Todos os direitos reservados.
By um2Marketing